Mundo

Papa Francisco tem dois episódios de insuficiência respiratória e precisa de ventilação mecânica

Depois de uma noite tranquila de sono, o Papa Francisco passou mal durante a tarde e a noite desta segunda-feira (03), na Itália. Segundo o Vaticano, ele sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda.

Além disso, o boletim da Santa Sé informa que o papa teve broncoespasmo, um problema nos músculos do pulmão que pode causar desde um chiado no peito até falta de ar.

Diante desse quadro, os médicos realizaram duas broncoscopias em Francisco para avaliar a laringe e os pulmões. Durante o procedimento, eles aspiraram as secreções acumuladas no sistema respiratório do pontífice.

Como resultado, a equipe médica decidiu retomar a ventilação mecânica não invasiva. De acordo com a Santa Sé, Francisco permaneceu vigilante e colaborativo ao longo do tratamento.

Quase 20 dias de internação

O Papa Francisco deu entrada no Hospital Gemelli, referência no atendimento a papas, no dia 14 de fevereiro. A princípio, os médicos tratariam um episódio de gripe. No entanto, com o passar dos dias, a saúde do pontífice se agravou.

O diagnóstico, que inicialmente era bronquite, evoluiu para uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, para pneumonia bilateral.

Por essa razão, fiéis ao redor do mundo têm se reunido em diversos momentos de oração pela recuperação do papa.

Além disso, a idade de Francisco também preocupa. Aos 88 anos, ele enfrenta complicações no trato respiratório desde o ano passado. Para piorar, quando jovem, precisou retirar parte de um pulmão por causa de uma doença.

Boletim sobre a saúde do Papa Francisco

“No dia de hoje, o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo.

Diante disso, os médicos realizaram duas broncoscopias e precisaram aspirar secreções abundantes. No período da tarde, retomaram a ventilação mecânica não invasiva.

Ainda assim, o Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico, no entanto, permanece reservado.”

(Com informações Vaticano News)

Carlos Da Cruz

Formado em 2015 no curso de Jornalismo, pela Unigran - Dourados/MS. Trabalhou com telejornalismo por 9 anos. Apaixonado por esportes, principalmente futebol.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

40 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais