Ítalo Fabio Casciola

‘Voz do Trovão’: o radialista que conquistou e animou multidões na Expo Umuarama!

Durante 49 anos (a de 2025 é a 50ª edição) de história da Expo Umuarama já passaram pelo palco os mais famosos nomes dos mais diversos segmentos das artes brasileiras, entre eles o ‘Voz do Trovão’. Celebridades que causaram grandes emoções e explosivas alegrias em multidões de umuaramenses e de paranaense de cidades vizinhas.

Desde a primeira Feira Agropecuária de Umuarama – que durante vários anos usava a sigla de Exapiu – as atrações eram sabiamente escolhidas para agradar o público e esse objetivo sempre foi conquistado, fato que fez da mostra uma das mais importantes do Paraná e do Sul do País.

A primeira Exapiu no aspecto artístico reuniu artistas já consagrados, tanto da música popular como da música caipira (não se falava sertaneja!!!). E para apresentar essas grandes atrações no palco também escolheram um nome consagrado para exercer a função de mestre de cerimônias da mostra agropecuária.

O famoso da Rádio Bandeirantes

O eleito foi o famoso radialista Brasil Filho, que durante muitos anos fez parte da Rádio Bandeirantes, de São Paulo, onde se tornou famoso nacionalmente como “Voz de Trovão”. Ele era notícia constante na Revista do Rádio, que nos anos 1960 e 70 era um sucesso nas bancas, fato que comprovava que era um profissional de prestígio nacional.

Ele costumava trazer uns pacotes da publicação para distribuir como presente entre os amigos. Eram edições com reportagens mostrando sua atuação tanto no rádio como de suas viagens animando eventos pelo Brasil afora.

E, realmente, ele era dotado de um vozeirão incrível que causava admiração nas plateias. Também conquistava fãs com seu estilo criativo de discursar com rimas usando belas frases poéticas do tipo: “Estou em Umuarama, esta linda cidade, a Capital da Amizade!”.

O famoso quarteto Genghis Khan fez questão de posar nesta imagem para a posteridade nos bastidores da Exapiu/hoje Expo Umuarama, antes do show da edição da mostra agropecuária em 1981

‘Voz do Trovão’: simpatia e experiência

Como locutor oficial da Exapiu, Brasil Filho era o foco das atenções pois com sua simpatia e experiência animando grandes eventos causava a maior sensação ao apresentar e receber os artistas no palco. Também era presença obrigatória nos jantares e outras atividades que aconteceram na Feira Exposição, apresentando autoridades e dirigentes da Sociedade Rural.

Também gravava mensagens publicitárias do evento que iam ao ar nas emissoras de rádio de cidades próximas como Maringá e Londrina. Durante a semana da Feira ele comparecia diariamente em programas da antiga Rádio Cultura, onde era entrevistado para contar as novidades da Exapiu.

A dupla romântica Jane e Herondy, grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970 também fez um show inesquecível na antiga Exapiu, emocionando milhares de fãs com seu belo repertório, do qual se destacava a canção “Não Se Vá”, pela qual são lembrados até hoje. Os dois artistas comemoraram o reencontro com o radialista Brasil Filho, que eles já conheciam de outros eventos musicais

Show de simpatia e humildade

Brasil Filho durante mais de quinze anos foi o locutor oficial da Exapiu. O ‘Voz do Trovão’ sempre chegava a Umuarama alguns dias antes da festa agropecuária começar. Nesse tempo socializava com colegas da imprensa e frequentava os points preferidos da sociedade.

Os restaurantes preferidos eram Guaíra, Presidente, Restaurante do Gino. Era um fã da gastronomia italiana e devorava a deliciosa macarronada com queijo parmesão que o Gino preparava especialmente para ele.

E no decorrer da Feira Exposição, durante o dia ele passeava pelo Parque Exposição vendo as atrações do parque de diversões. Também aproveitava para conversar com fazendeiros expositores. À noite, depois dos shows que ele apresentava no palco, a missão estava cumprida. Então ele escolhia o restaurante mais aconchegante para se encontrar com amigos umuaramenses e diretores da Rural.

Essas confraternizações amanheciam e era comum a presença de duplas caipiras. E ele com sua ‘Voz de Trovão’ poderosa e divertida, gostava de participar das cantorias. A galera ia ao delírio!

E o ‘Voz do Trovão’ resolveu encerrar a carreira nos palcos

Em meados da década de 1980 Brasil Filho resolveu encerrar sua carreira de locutor de eventos. Ele estava cansado de tanto viajar durante tantos anos consecutivos. Por isso, resolveu amenizar sua agenda, dedicando-se pausadamente ao estúdio de gravações publicitárias que ele tinha em São Paulo.

E a nossa Feira Exposição sentiu sua ausência. Nos anos seguintes ele não estava mais presente no palco central. Muita gente comentava a saudade que sentia da ‘Voz do Trovão’! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Desde os primeiros anos da Exapiu (foto) até hoje como Expo Umuarama, a exposição agropecuária de Umuarama sempre atraiu grandes multidões. Prova desse sucesso é que está comemorando meio século!!! E durante quase vinte anos consecutivos, quem exerceu a função de locutor apresentando as atrações foi a lenda do rádio: Brasil Filho, a “Voz de Trovão”

Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

15 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

39 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

60 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais