Brasil

Bancos não terão expediente na segunda e na terça-feira de Carnaval

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou o horário de funcionamento dos bancos no Carnaval. As agências estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março de 2025, segunda e terça-feira. As atividades serão retomadas na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, a partir das 12h.

Durante os dias de fechamento, não haverá compensação bancária, incluindo TEDs. Apenas transações via PIX, que funciona 24 horas, estarão disponíveis normalmente.

Atendimento presencial

As agências bancárias retomam o atendimento na quarta-feira, 5 de março, a partir das 12h. Nas cidades onde o expediente bancário encerra antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, garantindo pelo menos 3 horas de operação presencial.

A Febraban recomenda que os clientes utilizem canais digitais para realizar transferências, pagamentos e outras transações durante o período de fechamento.

Funcionamento dos bancos no carnaval e o pagamento de boletos e contas

Boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 3 e 4 de março, poderão ser pagos sem multa no dia útil seguinte, 5 de março. O sábado não é considerado dia útil para compensação bancária.

Já os tributos que vencem durante o Carnaval devem ser pagos antecipadamente para evitar juros e multas. A maioria dos impostos já tem datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso contrário, o cliente deve antecipar o pagamento ou agendar pelos canais eletrônicos.

Canais digitais

Os canais digitais, como internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos, estarão disponíveis durante todo o Carnaval. Esses serviços permitem pagamento de contas, transferências e consultas de saldo e extrato.

Segundo Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, os meios eletrônicos são seguros e oferecem quase todas as operações bancárias. Boletos de sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

(Com informações Febraban)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais