Cotidiano

Um dos tiros contra homem morto dentro da Igreja de Ivaté atingiu imagem de Jesus

A Polícia Civil segue as investigações para encontrar os responsáveis pela morte em Ivaté, onde um homem foi morto dentro da Igreja católica, na manhã desta segunda-feira (17). Testemunhas estão sendo ouvidas. Ainda assustada, a zeladora da paróquia passou a tarde limpando as manchas de sangue que ficaram entre os bancos do local.

Um dos projéteis disparados contra José Eduardo de Souza, 40 anos, perfuraram a imagem de Jesus Cristo em um painel que fica atrás do altar. Ainda não sabe quantos tiros foram disparados no interior da igreja. O corpo da vítima tinha sinais de várias perfurações, incluindo na cabeça, o que reforça a tese de execução.

Cápsulas deflagradas na morte em Ivaté seguiam espalhadas pelo centro da pequena cidade, de aproximadamente 6.800 habitantes, no noroeste do Paraná. Também foi possível ver marcas de sangue em calçadas e no asfalto, onde a perseguição começou.

José Eduardo de Souza, 40 anos, que foi morto dentro da Igreja
Detalhe do painel com a imagem de Jesus, atingida por tiro
Serviço de limpeza das manchas de sangue no interior da igreja
Cápsula deflagradas encontrada no percurso percorrido pela vítima e os bandidos

A zeladora, que vai completar 61 anos de idade em março e 16 na paróquia, afirmou que vai ser difícil superar o trauma que viveu. “Eu nunca imaginei que iria sentir medo aqui dentro, que é um lugar de paz. Foi uma cena muito triste, minha Nossa Senhora”, disse a OBemdito.

Ela relatou que tinha acabado de varrer o presbitério quando uma pessoa chegou avisando sobre tiros na cidade. “Eu pensei assim, é lá fora. Mas quando vi, o que matou já estava entrando (na igreja), fazendo um sinal (pra eu ficar quieta). Ele atirava nos bancos (onde a vítima tentava escapar). Foi a hora que corri, porque os tiros começaram a vir na minha direção”. 

A mulher relatou que os criminosos estavam de capuz e que não foi possível ver o rosto de ninguém.

Autores da morte em Ivaté não demonstraram pressa de fugir

Imagens de câmeras de seguranças obtidas por OBemdito mostram que os assassinos não tinham pressa de fugir. Em um dos vídeos é possível ver o momento em que uma Chevrolet Tracker para nas proximidades da igreja.

Uma pessoa entra do lado esquerdo e outras duas do lado direito, todas em situação que beirava a normalidade, não fosse pelas toucas cobrindo os rostos. O veículo tomou direção ainda ignorada.

Vítima era de Douradina, onde tinha lava jato

José Eduardo de Souza, 40 anos, foi abordado por um grupo de cinco homens quando saía de uma casa agropecuária, na avenida Brasil. O empresário saiu correndo, para se livrar dos criminosos, que passaram a atirar com pistolas e uma arma de calibre longo, que pode ser uma calibre 12, de alto poder de destruição.

Souza era residente em Douradina, cidade vizinha, onde tinha um lava jato de veículos. A polícia foi chamada por pessoas que presenciaram a perseguição ao empresário. 

O socorro à vítima da morte em Ivaté chegou a ser acionado, mas já não havia mais o que fazer. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Umuarama.

(Com Danilo Martins/OBemdito)

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais