Umuarama

Agência fará mutirão para colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Desde 1991 existe uma lei nacional que determina que empresas com mais de 100 funcionários precisam contratar pessoas com deficiência (PcD). Várias empresas abrem suas portas para contratar esses profissionais e o mercado de trabalho está cada vez mais inclusivo.

No dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Agência do Trabalhador de Umuarama fará um mutirão para atendimento exclusivo a PcD e reabilitados do INSS que buscam uma oportunidade de emprego.

De acordo com Reginaldo Barros, diretor da Agência do Trabalhador, neste Dia D haverá um esforço concentrado para o encaminhamento desses cidadãos para entrevistas de emprego em empresas que já estão previamente cadastradas.

“Também estamos conclamando as empresas umuaramenses para que disponibilizem vagas para esses profissionais. Além de cumprirem com o que determina a legislação brasileira, o empresário seguramente terá em seu quadro de funcionários várias pessoas dedicadas e absolutamente capazes de executar as tarefas mais diversas”, comenta.

Ele relata que muitas não cumprem a legislação e só ofertam a vaga, sem efetivar a contratação. “A fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho, que tem notificado e multado empresários da região que não cumprem com a porcentagem devida. Esta é uma oportunidade para ambos os lados”, observa, acrescentando que muitas funções podem ser realizadas pelas PcD, exigindo muitas vezes apenas pequenas adaptações.

TRAGA SUA VAGA

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Junior, faz um apelo às empresas que possuem mais de 100 funcionários, para que disponibilizem vagas para serem ofertadas no Dia D.

“As empresas que tiverem interesse em participar desta importante ação, abrindo vagas, podem entrar em contato com a Agência do Trabalhador pelo telefone (44) 3621-1100 ou pelo e-mail agumuarama@sejuf.pr.gov.br”, convida.

Ele informa ainda que os trabalhadores com alguma deficiência – física, auditiva, visual, intelectual/mental, múltipla ou com mobilidade reduzida – que procuram uma vaga de emprego podem comparecer à Agência levando carteira de trabalho, RG, CPF e laudo médico que comprove a deficiência, no dia 21 de setembro, a partir das 8h.

“O endereço é avenida Rio Branco, 4211. Além das vagas ofertadas pelas empresas do Dia D, também há outras oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência já abertas”, finaliza.

SERVIÇO

DIA D – PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Agência do Trabalhador de Umuarama

Data: 21/09/2021

Horário: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Local: Av. Rio Branco nº 4211 – Contato: (44) 3621-1100.

QUANTAS VAGAS OFERECER

N° de Empregados%
De 100 a 2002%
De 201 a 5003%
De 501 a 1.0004%
Acima de 1.0005%
Fonte: MTb

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais