Fotos: Assessoria UEM
O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama (Caeu) foi o primeiro no estado do Paraná a receber a certificação de produção orgânica, que é auditada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A certificação permite ao colégio utilizar o selo federal do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) em seus produtos.
A unidade está localizada no Câmpus Regional de Umuarama (CAU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). João Paulo Francisco é o coordenador do Núcleo do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO) de Umuarama e professor do Departamento de Ciências Agronômicas da UEM. Ele avalia que a instituição desempenhou um papel fundamental neste processo de certificação.
“A universidade possui dois Núcleos do PMO (Maringá e Umuarama), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), visando facilitar a certificação da agricultura familiar. A equipe do PMO da UEM forneceu instruções de produção e documentação necessárias aos profissionais do CAEU para que o colégio obtivesse a certificação de produtor orgânico”, detalha.
O reitor da UEM Leandro Vanalli, participou do evento e falou sobre a importância desta comprovação recebida pelo Colégio Agrícola de Umuarama. Para o reitor, este reconhecimento é motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica. Além disso, representa o coroamento de um trabalho árduo e dedicado em prol da educação de qualidade e do desenvolvimento do setor agropecuário.
“Este prêmio é um incentivo para continuarmos investindo em inovação, pesquisa e extensão. O Colégio Agrícola, que fica em nosso campus de Umuarama, tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável, capaz de promover o progresso do nosso país, através da agricultura familiar”.
A entrega do certificado ocorreu na última quarta-feira (12), durante a 37ª edição do Show Rural Coopavel. O evento foi realizado no estande do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e do Sindicato Rural de Cascavel. O governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, entregou o certificado ao diretor do Colégio Agrícola, Luiz Carlos Reis.
Segundo Francisco, esta certificação representa um avanço significativo na educação rural, enfatizando conceitos de sustentabilidade e agroecologia. “A manutenção de uma área certificada, seguindo as normas da agricultura orgânica, transforma-se em uma sala de aula a céu aberto. Isso permite que os alunos acompanhem a produção de diversos produtos agrícolas sem o uso de insumos químicos. O conhecimento adquirido poderá ser difundido entre futuros agricultores, promovendo boas práticas de produção agrícola”, avalia.
O coordenador acrescentou que a certificação tem caráter pedagógico. Francisco disse que, além disso, toda a produção orgânica do colégio será utilizada no restaurante escolar. Desta forma, o Colégio Agrícola da Capital da Amizade atenderá ao decreto do Governo do Estado que prevê alimentação 100% orgânica nas escolas do Paraná.
(Informações: Assessoria UEM)
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Um vídeo que mostra a expressão espontânea de uma bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste…
Um caso de ameaça ocorreu na tarde deste sábado (17) no município de Perobal. Na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais