A professora Devanir Mackert Barbosa, que foi proproetária da escola Olivete de datilografia - Fotos: Arquivo da família
Faleceu aos 93 anos a professora Devanir Mackert Barbosa, que foi proprietária da Escola Olivetti de Datilografia em Umuarama e fez parte da história do município. Os familiares comunicam que o velório será realizado no domingo (16) em virtude do translado do corpo de Curitiba, onde ela residia desde 2018.
A professora Devanir faleceu por volta das 12h30 desta sexta-feira (14) de insuficiência respiratória. Ela nasceu em 1º de janeiro de 1932 na cidade de Novo Horizonte, estado de São Paulo. Depois disso mudou-se para o Paraná. Residiu em Cambé, Maringá e em 1959 veio para Umuarama.
Era casada com João Florenço Barbosa e o casal teve dois filhos: Alnaldo e Elisabete. Agnaldo faleceu em um acidente em 1996 e o Centro da Juventude de Umuarama recebeu seu nome: Agnaldo Mackert Barbosa. Há também uma rua com seu nome, localizada no Parque Alto da Paraná.
Elisabete morou nos Estados Unidos. Depois que voltou para o Brasil, passou a residir em Curitiba e os pais também foram para a Capital do Estado. O esposo faleceu em 2023 e foi sepultado no cemitério municipal de Umuarama.
A Escola Olivetti de Datilografia funcionou entre os anos de 1960 e 1996 e ficava localizada na avenida Paraná, nas proximidades de onde hoje é a loja Casas Bahia (do lado oposto da via). Além de professora, Denavir foi proprietária da escola.
O velório terá início às 9h de domingo e segue até às 17h, na capela do Prever. O sepultamento está marcado para acontecer em seguida.
OBemdito deseja forças para os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais