Umuarama

Falece aos 93 anos a professora Devanir Mackert Barbosa, da Escola Olivetti de Datilografia

Faleceu aos 93 anos a professora Devanir Mackert Barbosa, que foi proprietária da Escola Olivetti de Datilografia em Umuarama e fez parte da história do município. Os familiares comunicam que o velório será realizado no domingo (16) em virtude do translado do corpo de Curitiba, onde ela residia desde 2018.

A professora Devanir faleceu por volta das 12h30 desta sexta-feira (14) de insuficiência respiratória. Ela nasceu em 1º de janeiro de 1932 na cidade de Novo Horizonte, estado de São Paulo. Depois disso mudou-se para o Paraná. Residiu em Cambé, Maringá e em 1959 veio para Umuarama.

Era casada com João Florenço Barbosa e o casal teve dois filhos: Alnaldo e Elisabete. Agnaldo faleceu em um acidente em 1996 e o Centro da Juventude de Umuarama recebeu seu nome: Agnaldo Mackert Barbosa. Há também uma rua com seu nome, localizada no Parque Alto da Paraná.

Elisabete morou nos Estados Unidos. Depois que voltou para o Brasil, passou a residir em Curitiba e os pais também foram para a Capital do Estado. O esposo faleceu em 2023 e foi sepultado no cemitério municipal de Umuarama.

A Escola Olivetti de Datilografia funcionou entre os anos de 1960 e 1996 e ficava localizada na avenida Paraná, nas proximidades de onde hoje é a loja Casas Bahia (do lado oposto da via). Além de professora, Denavir foi proprietária da escola.

O velório terá início às 9h de domingo e segue até às 17h, na capela do Prever. O sepultamento está marcado para acontecer em seguida.

OBemdito deseja forças para os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.

A professora Devanir e o esposo João – Foto: Arquivo da família
Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais