Umuarama

Umuarama recebe Selo Diamante do TCE-PR por transparência na gestão

A Prefeitura de Umuarama recebeu o Selo Diamante do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) 2024. Como resultado, o município foi um dos 15 do Paraná a atingir 100% dos critérios essenciais, consolidando-se entre os mais transparentes do estado.

O ITP é um indicador criado pelo TCE-PR para avaliar o nível de transparência dos portais públicos. Nesse sentido, em 2024, o levantamento analisou 786 portais eletrônicos, incluindo 397 prefeituras e 389 câmaras de vereadores, além de órgãos estaduais como o Governo do Paraná, Assembleia Legislativa e Ministério Público.

Umuarama entre as melhores do Paraná

A dividida ocorre em três categorias:

  • Selo Diamante – Prefeituras que atenderam 95% a 100% dos critérios avaliados.
  • Selo Ouro – Índice entre 85% e 94%.
  • Selo Prata – Índice entre 75% e 84%.

No total, 202 prefeituras e 169 câmaras receberam algum dos selos. Como resultado, o número de prefeituras que atingiram 100% de transparência saltou de 3 em 2023 para 15 em 2024, um crescimento expressivo.

O controlador interno da prefeitura, Daniel Dutra de Souza, destacou a importância de Umuarama receber o Selo Diamante. “A busca contínua pela transparência e pela disponibilização clara das informações públicas é um compromisso que exige esforço conjunto. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo para garantir uma gestão cada vez mais acessível e confiável à população.”

Crescimento da transparência no Paraná

Atualmente, os números mostram um avanço significativo na transparência dos municípios:

  • 81,14% – Média de transparência das prefeituras em 2024 (contra 75,33% em 2023).
  • 76,72% – Média das câmaras municipais em 2024 (frente aos 71,97% do ano anterior).

Conforme dados, desde o início da medição do ITP, em 2019, a evolução foi expressiva. Além disso, naquele ano nenhuma prefeitura atingiu 100% dos critérios, e apenas duas superaram 90%. Atualmente, um terço das prefeituras do Paraná ultrapassa esse índice, refletindo os avanços na transparência pública.

Acesso ao ranking e detalhes da avaliação

A aferição do ITP 2024 ocorreu durante o 3º Ciclo de Avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), com a participação dos Tribunais de Contas estaduais e municipais e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em conclusão, para conferir o ranking completo e os relatórios detalhados, acesse o site oficial do TCE-PR aqui.

(Com informações Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Licença de Ademir Cabeção vence e notificação para cassação segue sem sucesso

A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…

13 minutos ago

Homem morre em grave acidente envolvendo três veículos na PR-239

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…

42 minutos ago

Prefeitos da Amerios cobram mais agilidade na transferência de pacientes pela Central de Leitos

Prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) se reuniram nesta terça-feira com o…

57 minutos ago

Morte em represa de Mariluz não tinha sinais aparentes de violência, diz PCPR

Polícia Civil afirma que homem encontrado morto em represa de Mariluz não apresentava sinais aparentes…

1 hora ago

Caminhão de Umuarama tomba e carga é saqueada por indígenas na PR-473

Caminhão com placas de Umuarama tombou na PR-473, em Nova Laranjeiras. Segundo a PMRv, parte…

2 horas ago

Inscrições do Prouni 2026 do 2º semestre começam nesta terça-feira

Inscrições do Prouni 2026 para o segundo semestre começaram nesta terça-feira (7). Confira quem pode…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais