Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O uso de cigarros eletrônicos está em debate na Assembléia Legislativa do Paraná (Alep). O deputado estadual delegado Tito Barichello (União) apresentou um projeto de lei que prevê a aplicação de multas administrativas de até R$ 15 mil. A sanção poderá ser aplicada a usuários e estabelecimentos que permitirem o uso de dispositivos eletrônicos para fumar em ambientes de uso coletivo no estado.
A proposta estabelece a proibição do uso de cigarros eletrônicos, vapes, pods, e-cigarettes e produtos similares em espaços de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados, total ou parcialmente fechados. De acordo com o deputado, a medida tem como objetivo reforçar a proteção da saúde pública ao coibir o consumo desses dispositivos.
“O referido projeto de lei visa reforçar a proteção da saúde pública, especialmente em ambientes de uso coletivo, ao coibir o uso de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, vapes, pods, e-cigarettes ou similares”, afirmou o parlamentar.
Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil. Em 2024, a agência reforçou essa proibição, alertando sobre os riscos à saúde associados a esses produtos.
Apesar das restrições, o uso de cigarros eletrônicos tem aumentado, principalmente entre os jovens. Isso ocorre devido à falsa percepção de que são alternativas seguras ao cigarro convencional.
O deputado destaca que a proposta tem como intuito reforçar as medidas de proteção à saúde pública. Além disso, visa estabelecer penalidades administrativas tanto para os usuários quanto para os estabelecimentos que permitirem o uso desses dispositivos em ambientes coletivos. O projeto segue agora para discussão e tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.
(Informações: Assessoria Alep)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais