Foto: Danilo Martins/OBemdito
Uma nova onda de calor está atingindo o Brasil, elevando as temperaturas acima dos 40°C e trazendo sensações térmicas superiores a 50°C em algumas regiões. O fenômeno deve impactar principalmente o Sul e o Sudeste, segundo previsões do site de meteorologia MetSul.
Nesta terça-feira (11), os municípios do Rio Grande do Sul podem registrar máximas entre 40°C e 43°C. Cidades do Paraná e de Santa Catarina também serão afetadas pelo calor extremo. A onda de calor no Sul deve perder força na quarta-feira (12), com a chegada de uma frente fria.
Algumas cidades podem enfrentar sensação térmica acima dos 50°C. O MetSul alerta que suas previsões são feitas em áreas verdes, afastadas de centros urbanos, onde o calor tende a ser ainda mais intenso.
A partir de quarta-feira (12), o calor aumentará no Sudeste. São Paulo terá temperaturas entre 33°C e 35°C, podendo chegar a 35°C na quinta-feira (14). No Rio de Janeiro, os termômetros devem superar os 40°C.
Com a atmosfera superaquecida, pode haver forte instabilidade climática. A MetSul alerta para chuvas intensas e possibilidade de vendavais e granizo, principalmente em Minas Gerais, São Paulo e no Sul do país.
No Noroeste do Paraná, a onda de calor deve elevar as temperaturas em Umuarama a 36°C na quinta-feira (20). O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que o calor começa a aumentar no domingo (16), com 34°C, e segue acima de 32°C até quarta-feira (20). No sábado (21), espera-se alívio com chuvas de pelo menos 2 mm.
Nesta semana, as temperaturas devem se manter estáveis, mas com tempo abafado. Nesta terça-feira (11), a máxima prevista é de 33°C. Chuva pode retornar na quarta-feira (12), com 3 mm de precipitação. A instabilidade também deve persistir na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14).
Caso necessário, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais