Foto: Danilo Martins / Obemdito
O prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos) confirmou a Obemdito que a audiência pública sobre o aumento dos terrenos em Umuarama está mantida para esta sexta-feira (7). A reunião, que aborda mudanças na Lei Complementar 441/2017, será realizada às 9h no anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal.
A confirmação de Scanavaca vai na direção contrária do que empresários do setor imobiliário desejavam. Mais cedo, representantes do núcleo imobiliário da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) protocolaram um ofício direcionado ao prefeito. No documento, eles solicitaram que os pontos a serem alterados na Lei Complementar fossem debatidos em uma conversa prévia.
A mudança mais polêmica, que motivou a reunião do núcleo, é o aumento do tamanho mínimo da largura dos terrenos, conhecido como testada.
Hoje, os desmembramentos de lotes podem ser feitos a partir de 6 metros de largura, dependendo da localidade. A prefeitura quer ampliar essa medida para 9 metros, alegando que a mudança proporcionará mais conforto aos moradores.
Representantes do setor imobiliário acreditam que a alteração prejudicará o financiamento de imóveis por meio de programas como o Minha Casa, Minha Vida. O argumento é de que os custos podem aumentar em até 40%, de acordo com um levantamento feito pelo setor.
No documento enviado ao prefeito, o núcleo aponta um possível colapso da construção civil voltada ao ramo imobiliário. Além disso, é citado um possível efeito cascata nos serviços que atendem o setor.
Por se tratar de uma mudança na Lei Complementar que faz parte do Plano Diretor do município, a prefeitura deve realizar uma audiência pública antes de enviar o projeto à Câmara de Vereadores.
A audiência é aberta à população e também discutirá o espaçamento de 40 metros entre novos loteamentos, além da ampliação do trecho da Avenida Paraná em que os imóveis comerciais precisam obedecer ao recuo de 5 metros.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais