Imagem: Google Maps
A Polícia Penal do Paraná informou que a Penitenciária de Estadual de Guaíra (PEG) não apresenta problemas, como foi relatado pelo presos em uma carta. Segundo o Deppen, o presídio de Guaíra segue os protocolos estabelecidos pelos órgãos que fiscalizam a unidade.
A nota, enviada ao Obemdito, também aponta que os presídios e cadeias públicas são monitorados de forma constante, e que informações sobre a segurança no sistema prisional são verificadas pelo serviço de inteligência da própria Polícia Penal.
O Ministério Público também afirmou que não encontrou irregularidades na PEG. O MP abriu um procedimento administrativo, quando as primeiras cartas foram protolocadas junto ao órgão.
Em nota enviada ao Obemdito, o MP explicou que encaminhou o pedido ao Conselho da Comunidade para que visitas técnicas fossem realizadas ao presídio de Guaíra, e que durante essas visitas não foram encontrados organismos desconhecidos ou nocivos à saúde dos internos. Também houve entrevista junto aos detentos, e segundo o MP, ninguém reclamou das condições da penitenciária.
Uma nova visita deve ser feita ainda neste mês.
Presos da PEG enviaram uma carta ao Judiciário alegando problemas com a alimentação, água e com os serviços médicos e assistenciais. Um dos pontos levantados foi a falta de manutenção da caixa d’água que, segundo os internos, não passa por manutenção há pelo menos 8 meses e que estaria com penas de passarinho e insetos.
O documento foi registrado em cartório e a Justiça do Paraná abriu um processo na última segunda (3), solicitando um posicionamento do Ministério Público. O processo, que entra na classe de pedido de providência, segue aberto no Projudi.
Confira abaixo a nota da Polícia Penal:
”A Polícia Penal do Paraná informa que órgãos fiscalizadores acompanham os trabalhos realizados na Penitenciária Estadual de Guaíra (PEG) e que a unidade segue os protocolos estabelecidos. Além disso, a instituição mantém monitoramento constante de unidades penais, adotando medidas de segurança e controle conforme as diretrizes institucionais.
Informações relacionadas à segurança e ordem no sistema prisional são verificadas internamente pelas diretorias de segurança e inteligência da PPPR e qualquer ocorrência em unidades prisionais é tratada com a devida seriedade, sempre priorizando a segurança dos servidores, da população carcerária e da sociedade.”
E a nota do Ministério Público:
”A carta foi encaminhada à Juíza da Comarca de Guaíra e registrada no Projudi (autos nº 0000319-09.2025.8.16.0086), como “pedido de providências”, com autos entregues ao Ministério Público para manifestação em 3 de fevereiro de 2025.
Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a Promotoria de Justiça da comarca expediu ofício à Direção da Penitenciária Estadual de Guaíra para esclarecer os pontos levantados na carta registrada.
A Promotoria de Justiça já havia recebido outras cartas, o que gerou o Procedimento Administrativo nº 0057.24.000162-8 para verificação, extrajudicialmente, das condições da Penitenciária. Nesse procedimento, foi enviado ofício ao Conselho da Comunidade para realização de inspeção nos alimentos fornecidos.
Nas visitas técnicas e nas inspeções realizadas pela Promotoria de Justiça de Guaíra, não foram constatados organismos desconhecidos ou nocivos à saúde dos detentos. Nessas visitas presenciais à Penitenciária, alguns detentos foram entrevistados pelo Ministério Público, e não houve reclamação das condições gerais da penitenciária.
A visita do mês de fevereiro será realizada nesta semana, a fim de ter conhecimento de novas informações e verificar as condições reivindicadas.”
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais