Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Chuvas intensas podem atingir a região de Umuarama entre esta terça (4) e a quarta-feira (5). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo que indica essa possibilidade. O alerta abrange vários estados e a maior parte do território brasileiro.
De acordo com o Inmet, o aviso de chuvas intensas entrou em vigência às 9h36 desta terça e segue até 12h de quarta-feira. Neste período podem ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Conforme o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções do serviço de meteorologia são:
– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O instituto de meteorologia do Paraná, Simepar, também divulgou que podem ocorrer pancadas de chuva na Capital da Amizade. O céu fica parcialmente nublado nesta terça e faz bastante calor. Por volta das 15h a temperatura estava em 30,8ºC e a sensação térmica era de 39ºC em Umuarama.
O meteorologista Leonardo Zucuni Furlan informou que o aquecimento e a umidade ocasionam pancadas de chuvas intensas com trovoadas em todas as regiões do Paraná. “Devido ao posicionamento de um sistema de baixa pressão mais ao sul no oceano Atlântico, espera-se um aumento da instabilidade no território paranaense e, consequentemente, maiores acumulados de chuva”, explicou.
O Simepar divulgou ainda que no período da tarde “pancadas isoladas de chuva são esperadas em todas as áreas do estado, podendo, em alguns pontos, evoluir para tempestades acompanhadas de densa atividade elétrica e/ou fortes rajadas de vento”.
Na quarta-feira, Umuarama deve ter céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais