Foto: Reprodução/OBemdito
Uma onça, que tem mobilizado as autoridades em Umuarama após diversas aparições, foi flagrada novamente em uma propriedade rural da cidade. O avistamento ocorreu na noite desta quinta-feira (30), nas proximidades da Avenida Portugal, e foi registrado por câmeras de segurança da propriedade. Nas imagens, o felino aparece correndo pelo lado de fora de uma cerca de tela, enquanto é seguido por cães do outro lado.
De acordo com Luis Carlos Borges Cardoso, chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, os técnicos do IAT estão monitorando os vestígios deixados pelo animal para planejar a captura e devolução da onça ao seu habitat natural. “Há uma mata próxima ao local onde foi avistada. Acreditamos que o animal possa estar saindo da cidade em breve”, afirmou.
As buscas pela onça em Umuarama, que haviam sido interrompidas na última sexta-feira (24), foram retomadas nesta quinta-feira (31), após novos relatos de moradores que afirmaram ter visto o animal em busca de comida. O felino foi avistado pela primeira vez em 20 de janeiro, na região do Lago Aratimbó.
Na quarta-feira (29), uma mulher viu o animal cruzando a Avenida Paraná, próximo ao restaurante Ki Delícia, no bairro Córrego Longe. Um trabalhador do restaurante também avistou a onça na segunda-feira (27), durante a manhã, enquanto chegava para o trabalho.
Nesta quinta-feira, os técnicos do IAT se reuniram para definir a melhor estratégia para capturar o felino. Eles discutiram a possibilidade de usar armadilhas para atrair a onça, aproveitando o fato de que esses animais têm hábitos noturnos. O IAT acredita que a fome pode ser a razão para o animal estar saindo com frequência de seu habitat.
O IAT também reforçou a orientação à população: em caso de avistamento de uma onça, as pessoas devem manter distância e não tentar interagir com o animal. A recomendação é entrar em contato com o IAT pelo telefone (44) 3623-2300 ou com a Polícia Ambiental (Força Verde) pelo número (44) 3624-7630.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais