Foto: Danilo Martins/OBemdito
O curso de Pedagogia da UniAlfa Faculdade de Umuarama foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A iniciativa fomentará cerca de R$ 500 mil, a serem pagos em 24 parcelas entre os anos 2025 e 2026 para alunos da UniAlfa.
Os estudantes atuarão como assistentes de alfabetização nas escolas municipais. Também foram contempladas três professoras do município que devem atuar como supervisoras dos acadêmicos. Além disso, uma bolsa é destinada à coordenadora do curso de Pedagogia, Laís Bueno Tonin. Ela foi a responsável por escrever e submeter o projeto ao governo federal. Laís atua como coordenadora institucional do Pibid.
A adesão ao Pibid demonstra o quanto o curso de Pedagogia da UniAlfa está compromissado com uma educação de qualidade. De acordo com a instituição, para conquistar o fomento da Capes, o curso passou por diversas etapas que tinham como objetivo avaliar a competência pedagógica da faculdade para administrar o programa durante dois anos.
A coordenadora ressalta que o curso de Pedagogia da UniAlfa está sendo pioneiro neste projeto em Umuarama. A UniAlfa é a primeira instituição de ensino superior (IES) privada a receber as bolsas para área da Pedagogia.
Os 24 bolsistas devem receber uma formação especial com ênfase em alfabetização para atuarem como assistentes nas escolas municipais de Umuarama. De acordo com a coordenadora, os acadêmicos terão supervisão das professoras bolsistas. O objetivo é ampliar o apoio nas salas de aulas para crianças com dificuldades de aprendizagem na etapa da alfabetização. Desta forma, a intenção é que aumente o índice de crianças alfabetizadas na etapa adequada.
A coordenadora do curso de Pedagogia da UniAlfa, Laís Bueno Tonin, reitera a oportunidade que o Pibid proporciona para os acadêmicos e a educação pública municipal. “O potencial do programa é dar a oportunidade aos acadêmicos para que aprendam o exercício da docência com competência didática”.
Laís acrescenta que “assim, os alunos terão a oportunidade de aprender a dar aulas com professores mais experientes, o que potencializa a aprendizagem, associando prática e teoria. Além disso, poder firmar este compromisso com o município de Umuarama, é uma oportunidade ímpar de colaborar com a qualidade de ensino nas escolas participantes do Pibid, onde ganham os estudantes, os professores envolvidos e os acadêmicos da UniAlfa”.
As matrículas estão abertas para quem deseja cursar Pedagogia. Os interessados podem procurar a UniAlfa presencialmente ou acessar o site para mais informações https://www.alfaumuarama.edu.br/fau/.
(Informações: Assessoria UniAlfa)
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Este site utiliza cookies
Saiba mais