Paraná

Após denúncias, Procon notifica bancos que financiam carros usados ou seminovos

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou, nesta terça-feira (28), nove dos principais bancos e instituições financeiras que financiam automóveis usados e seminovos para consumidores.

As notificações fazem parte do trabalho desenvolvido pelo órgão de defesa do consumidor que identificou reclamações de consumidores que têm adquirido veículos usados, financiados, mas com sérios problemas de qualidade, o que tem gerado prejuízos e incômodo aos compradores.

Na notificação, o Procon-PR requer a apresentação de documentos que comprovem a exigência de verificação, por parte dos agentes financeiros, de critérios para fechamento do negócio pelos parceiros, como laudos sobre o estado dos veículos, inexistência de colisão de grande porte, se o veículo já foi objeto de recall ou passou por enchentes ou inundações e ainda se há de multas ou quaisquer outra pendências administrativas.

“O Código do Consumidor prevê como regra a responsabilidade solidária entre todos os integrantes da cadeia produtiva, assim, os bancos são também responsáveis pelos produtos financiados”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

“Os veículos servem como garantia do financiamento e caso o consumidor se torne inadimplente em razão dos defeitos apresentados, acaba sendo duplamente penalizado, pois com a eventual apreensão, o valor de revenda de um veículo em mau estado acaba diminuindo consideravelmente”, afirmou a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano.

Após a notificação, as financeiras têm 20 dias para prestar os esclarecimentos necessários. Elas estão sujeitas às multas a partir de R$ 900 e podem chegar até R$ 12 milhões.

Cartilha orienta consumidores sobre compra de veículos

No início de janeiro, o Procon-PR divulgou uma cartilha com orientações para o consumidor que deseja comprar um automóvel. O material está disponível aqui. O consumidor que se sentir lesado, deve procurar o órgão de defesa do consumidor para registrar sua reclamação, através dos canais de atendimento do Procon-PR. 

Agência Estadual

Recent Posts

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

16 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais