Foto: AEN
O Grupo Piracanjuba, uma das maiores empresas de laticínios do Brasil, está em plena expansão no Paraná com a construção de uma unidade industrial de grande porte em São Jorge d’Oeste, no Sudoeste do Estado. Antes mesmo da inauguração oficial, a Queijaria gigante do Paraná já prevê novas etapas de ampliação, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento regional e a produção de alta tecnologia.
Com investimentos totais estimados em R$ 612 milhões e apoio do programa Paraná Competitivo, a unidade consolidará o status do Paraná como potência no setor leiteiro. Na primeira etapa, a fábrica terá 54 mil metros quadrados de área construída, gerando 250 empregos diretos e produzindo manteiga (7,9 mil toneladas por ano) e muçarela (39,4 mil toneladas anuais).
Além disso, o Grupo Piracanjuba fechou um financiamento de R$ 499 milhões com o BNDES para a segunda etapa da unidade, que incluirá a produção de whey protein e lactose em pó – produtos derivados do soro de leite, essencial na nutrição, farmacêutica e cosméticos. A capacidade produtiva será de 6 mil toneladas de whey protein e 14,8 mil toneladas de lactose por ano, reduzindo a dependência nacional de importações.
“Essa unidade será a primeira queijaria de grande porte no Brasil planejada e integrada desde o início, com alta tecnologia e operações sustentáveis. Trataremos e reaproveitaremos água, além de utilizarmos biogás como fonte de energia”, destacou Luiz Claudio Lorenzo, presidente do Grupo Piracanjuba.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com 4,4 bilhões de litros anuais, segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O programa Paraná Competitivo tem sido fundamental para atrair investimentos como o da Piracanjuba, que fortalece o desenvolvimento econômico de municípios menores, como São Jorge d’Oeste, com pouco mais de 9 mil habitantes.
Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…
Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…
Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…
Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…
Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…
Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais