Umuarama

Técnicos do IAT intensificam buscas por felino no Lago Aratimbó, em Umuarama

Equipes do Instituto Água e Terra (IAT) retornaram nesta quarta-feira (22) ao Lago Aratimbó, em Umuarama, para investigar novos vestígios do felino avistado na região no início da semana. Segundo o chefe do escritório regional do IAT, Luis Carlos Borges Cardoso, os técnicos identificaram pegadas do animal, mas ainda não é possível confirmar se ele permanece nas proximidades.

“Não recebemos mais relatos de avistamentos. Vai depender muito das pessoas nos informarem caso o vejam novamente. Assim como entrou, ele pode ter saído, mas não temos como ter certeza”, explicou Cardoso.

A identidade exata do felino visto no Lago Aratimbó é incerta, podendo se tratar de uma onça-parda, gato-maracajá ou jaguatirica. Embora não haja indícios imediatos de perigo, as autoridades reforçam a necessidade de precaução.

Orientação sobre o felino visto no Lago Aratimbó

O chefe do IAT alertou que, em caso de um novo avistamento do felino no Lago Aratimbó, a população deve evitar qualquer tipo de interação com o animal. “As pessoas não devem tentar mexer com o bicho. Se ele se sentir acuado, pode reagir. Mas, se não for ameaçado, não representará risco”, afirmou.

A Polícia Ambiental Força Verde de Umuarama endossou o alerta e reforçou a importância de acionar as autoridades competentes para uma abordagem segura. “Hoje, não tivemos nenhuma nova ocorrência. Caso haja um avistamento, a população pode nos contatar, e avaliaremos a situação em conjunto com o IAT”, disse o sargento Fábio de Oliveira.

Contato com autoridades

Os cidadãos que avistarem o felino novamente no Lago Aratimbó devem entrar em contato imediatamente pelos seguintes números:

Polícia Ambiental: (44) 3624-7630
Escritório Regional do IAT em Umuarama: (44) 3623-2300

Área em volta do Lago Aratimbó onde o feminino ainda pode estar. Foto: IAT
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

9 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

10 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

10 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais