Foto: AEN
O Governo do Paraná publicou nesta terça-feira (21) no Diário Oficial os despachos do governador Ratinho Junior que autorizam o concurso público para reforçar as forças de segurança do Paraná (confira AQUI e AQUI). O certame, previsto para 2025, ofertará 2.600 vagas, sendo 2.000 para o quadro da Polícia Militar e 600 para o Corpo de Bombeiros Militar.
A Secretaria da Segurança Pública será responsável pela organização, junto com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBCF), que realizará o processo seletivo. O edital sairá no primeiro trimestre. Ademais, as informações oficiais estarão publicadas sempre via edital e na Agência Estadual de Notícias.
Esse também vai ser o primeiro concurso que vai exigir formação de nível superior. “Nosso objetivo é avançar com celeridade e lançar o edital em breve, sempre com foco na transparência e na eficiência.”, afirma o secretário Hudson Leôncio.
CARREIRAS – O anúncio do concurso ocorre em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, trazendo ganhos salariais e modernizando os cargos.
Além disso, em dezembro, o Governo também sancionou a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE). O certame possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.
Em 2023 ocorreu a formatura de 2.485 policiais militares aprovados em concurso. Eles já estão atuando em todas as cidades do Paraná e ajudaram a encorpar o efetivo estadual. Além disso, outros 419 bombeiros também se formaram no mesmo ano, o que representou a maior contratação da história da corporação, à época.
Recentemente outros 98 peritos foram incorporados à Polícia Científica. A formação dos novos técnicos ainda inclui o curso de três meses e estágios práticos nas seções e na UETC. Na Polícia Civil são 103 novos servidores. São 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados e cinco papiloscopistas aprovados no concurso realizado em 2021 e que foram convocados no final de 2024. Já a Polícia Penal executa nesse momento a formação de 500 candidatos a policiais penais.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais