Umuarama

Túmulos e terrenos no cemitério adquiridos antes de 2019 devem ser recadastrados

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) está convocando concessionários de terrenos no Cemitério Municipal de Umuarama para atualização de dados cadastrais, um procedimento gratuito que deve ser feito para aquisições anteriores ao ano de 2019.

O recadastramento é necessário para atualizar o banco de dados da Acesf, melhorar o controle sobre a gestão do terreno/túmulo e facilitar o contato com o responsável – caso haja a necessidade –, além da integração de localização dos lotes por coordenadas geográficas (em testes) disponibilizadas na ferramenta “Pesquisa de Falecidos” no site: www.obituario.umuarama.pr.gov.br. Quem já realizou os dados cadastrais recentemente não precisa repetir o processo.

ABANDONO OU RUÍNAS

Caso o túmulo esteja em situação de abandono ou ruínas, sem cuidado por longos períodos ou não visitado, a Acesf tenta o contato com os responsáveis para a regularização por meio dos dados cadastrados no sistema, como telefone, correspondência registrada para o endereço ou publicação em meios de comunicação.

“Não sendo possível o contato, pode ser iniciado o processo de reversão do terreno conforme a legislação, respeitando todos os prazos e etapas, para que futuramente o espaço possa ser novamente ocupado”, informa o diretor-presidente da Acesf, Benedito Moreno dos Santos. “Só ao final do processo é feita a exumação e os restos mortais são documentados e guardados em ossário coletivo. O recadastramento evita situações como essa”, completa.

Por isso, os concessionários com pendências cadastrais (ou herdeiro mais próximo, em caso de morte) devem comparecer à Acesf para a regularização. É necessário apresentar Título de Concessão do Terreno (TCT), registro de óbito dos sepultados, comprovante de endereço atualizado e documentos pessoais. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (44) 3622-5878 para evitar aglomerações.

AMPLIAÇÃO

Nesta semana uma equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos inicia a última etapa de serviços para liberação da ampliação do cemitério municipal, que incluirá 918 novos terrenos para jazigos com a possibilidade de sepultar mais de 1.800 falecidos – já que cada espaço pode receber dois túmulos (um sobre o outro).

Além disso futuramente a área receberá um gavetário, ampliando ainda mais as possibilidades de sepultamentos – que hoje variam entre 120 e 150 por mês, em média. Apenas na última quinta-feira, 16, por exemplo, foram realizados 11 velórios, com quatro sepultamentos de manhã e sete à tarde.

“Resta implantar apenas a ligação asfáltica com a parte mais antiga do cemitério e pequenos ajustes, como calçada e acesso a pedestres”, completou o diretor Benedito Moreno dos Santos.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama recebe neste fim de semana finais estaduais de futsal Sub-13 e Sub-16

Umuarama recebe neste fim de semana as etapas decisivas de dois campeonatos estaduais de futsal.…

4 horas ago

Jovem empreendedor de Umuarama aposta em comedouro personalizado para aquecer as vendas

Para diferenciar seu pet shop, em Umuarama, Enzo Previdelli investiu em uma impressora 3D e…

4 horas ago

Cerco de Jericó reúne comunidade em semana de oração na Paróquia São Vicente Pallotti

A Paróquia São Vicente Pallotti de Umuarama realiza, de 18 a 24 de outubro de…

5 horas ago

PM prende devedor de pensão alimentícia no Pronto Atendimento de Umuarama

A Polícia Militar (PM) prendeu um devedor de pensão alimentícia na manhã desta sexta-feira (25),…

6 horas ago

Cobrança de dívida acaba em confusão e revela motoneta com alerta de furto em Umuarama

Uma cobrança de dívida terminou com a localização de uma motoneta com alerta de furto…

6 horas ago

Carreta Saúde da Mulher começa atendimentos e permanece um mês em Umuarama

A carreta do programa Saúde da Mulher começou a atender nesta sexta-feira (25) em Umuarama.…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais