Umuarama

Túmulos e terrenos no cemitério adquiridos antes de 2019 devem ser recadastrados

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) está convocando concessionários de terrenos no Cemitério Municipal de Umuarama para atualização de dados cadastrais, um procedimento gratuito que deve ser feito para aquisições anteriores ao ano de 2019.

O recadastramento é necessário para atualizar o banco de dados da Acesf, melhorar o controle sobre a gestão do terreno/túmulo e facilitar o contato com o responsável – caso haja a necessidade –, além da integração de localização dos lotes por coordenadas geográficas (em testes) disponibilizadas na ferramenta “Pesquisa de Falecidos” no site: www.obituario.umuarama.pr.gov.br. Quem já realizou os dados cadastrais recentemente não precisa repetir o processo.

ABANDONO OU RUÍNAS

Caso o túmulo esteja em situação de abandono ou ruínas, sem cuidado por longos períodos ou não visitado, a Acesf tenta o contato com os responsáveis para a regularização por meio dos dados cadastrados no sistema, como telefone, correspondência registrada para o endereço ou publicação em meios de comunicação.

“Não sendo possível o contato, pode ser iniciado o processo de reversão do terreno conforme a legislação, respeitando todos os prazos e etapas, para que futuramente o espaço possa ser novamente ocupado”, informa o diretor-presidente da Acesf, Benedito Moreno dos Santos. “Só ao final do processo é feita a exumação e os restos mortais são documentados e guardados em ossário coletivo. O recadastramento evita situações como essa”, completa.

Por isso, os concessionários com pendências cadastrais (ou herdeiro mais próximo, em caso de morte) devem comparecer à Acesf para a regularização. É necessário apresentar Título de Concessão do Terreno (TCT), registro de óbito dos sepultados, comprovante de endereço atualizado e documentos pessoais. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (44) 3622-5878 para evitar aglomerações.

AMPLIAÇÃO

Nesta semana uma equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos inicia a última etapa de serviços para liberação da ampliação do cemitério municipal, que incluirá 918 novos terrenos para jazigos com a possibilidade de sepultar mais de 1.800 falecidos – já que cada espaço pode receber dois túmulos (um sobre o outro).

Além disso futuramente a área receberá um gavetário, ampliando ainda mais as possibilidades de sepultamentos – que hoje variam entre 120 e 150 por mês, em média. Apenas na última quinta-feira, 16, por exemplo, foram realizados 11 velórios, com quatro sepultamentos de manhã e sete à tarde.

“Resta implantar apenas a ligação asfáltica com a parte mais antiga do cemitério e pequenos ajustes, como calçada e acesso a pedestres”, completou o diretor Benedito Moreno dos Santos.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

5 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

5 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

6 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

6 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

7 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais