Umuarama

Umuarama recebe certificação pelos esforços para acolher e integrar os migrantes

Umuarama está entre as cidades brasileiras que possuem o selo ‘Migra Cidades’, uma certificação que reconhece o envolvimento do município na melhoria da integração das pessoas migrantes e na construção da união social.

Na tarde desta quinta-feira (16), a equipe responsável pelo programa participou da cerimônia de entrega do Selo Migra Cidades 2024, realizada por meio virtual e transmitida na sala de reuniões da Secretaria Executiva dos Conselhos.

A renovação do selo é um reconhecimento que celebra, na opinião do prefeito Fernando Scanavaca, “o compromisso do município com políticas públicas de acolhimento e integração aos migrantes que periodicamente visitam ou escolhem nossa cidade para viver”, expressou.

A plataforma ‘Migra Cidades’ objetiva contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma qualificada e planejada, ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

Para isso, busca capacitar atores locais, impulsionar o diálogo migratório, certificar o engajamento dos governos em aprimorar a governança migratória e dar visibilidade às boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros ao longo do processo de certificação.

Fruto de parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio financeiro do Fundo da OIM Para o Desenvolvimento, a plataforma inclui website, treinamentos e um processo de certificação adequado ao contexto brasileiro em indicadores de governança migratória, reunido na forma de 10 dimensões que orientam o trabalho.

Para a secretária da Assistência Social, Maria Luísa Vicente Ribeiro Bertoco, é uma imensa gratidão e orgulho para Umuarama receber o selo ‘Migra Cidades’. “Essa conquista reflete o compromisso de todos nós em promover políticas públicas inclusivas e responsáveis, que garantam a integração, acolhimento e valorização de migrantes em nossa comunidade”, explicou.

A secretária agradeceu a todos os envolvidos no processo, desde as equipes técnicas, lideranças municipais e organizações parceiras até cada cidadão que contribui para tornar nosso município um lugar acolhedor e humano. O selo é um compromisso renovado com a dignidade e os direitos de todas as pessoas que escolhem a cidade como lar.

(Informações: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

3 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

14 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

33 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

1 hora ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais