Fotos: Assessoria PMU
Umuarama está entre as cidades brasileiras que possuem o selo ‘Migra Cidades’, uma certificação que reconhece o envolvimento do município na melhoria da integração das pessoas migrantes e na construção da união social.
Na tarde desta quinta-feira (16), a equipe responsável pelo programa participou da cerimônia de entrega do Selo Migra Cidades 2024, realizada por meio virtual e transmitida na sala de reuniões da Secretaria Executiva dos Conselhos.
A renovação do selo é um reconhecimento que celebra, na opinião do prefeito Fernando Scanavaca, “o compromisso do município com políticas públicas de acolhimento e integração aos migrantes que periodicamente visitam ou escolhem nossa cidade para viver”, expressou.
A plataforma ‘Migra Cidades’ objetiva contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma qualificada e planejada, ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável.
Para isso, busca capacitar atores locais, impulsionar o diálogo migratório, certificar o engajamento dos governos em aprimorar a governança migratória e dar visibilidade às boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros ao longo do processo de certificação.
Fruto de parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio financeiro do Fundo da OIM Para o Desenvolvimento, a plataforma inclui website, treinamentos e um processo de certificação adequado ao contexto brasileiro em indicadores de governança migratória, reunido na forma de 10 dimensões que orientam o trabalho.
Para a secretária da Assistência Social, Maria Luísa Vicente Ribeiro Bertoco, é uma imensa gratidão e orgulho para Umuarama receber o selo ‘Migra Cidades’. “Essa conquista reflete o compromisso de todos nós em promover políticas públicas inclusivas e responsáveis, que garantam a integração, acolhimento e valorização de migrantes em nossa comunidade”, explicou.
A secretária agradeceu a todos os envolvidos no processo, desde as equipes técnicas, lideranças municipais e organizações parceiras até cada cidadão que contribui para tornar nosso município um lugar acolhedor e humano. O selo é um compromisso renovado com a dignidade e os direitos de todas as pessoas que escolhem a cidade como lar.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais