Foto: Danilo Martins/OBemdito
Uma intensa onda de calor deve afetar várias regiões do Brasil nos próximos dias, com temperaturas superando os 40°C em algumas áreas. O fenômeno atinge especialmente os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Segundo a Climatempo, os ventos nos níveis superiores da atmosfera dificultarão a chegada de frentes frias vindas do norte da Argentina e do Uruguai, criando uma bolha de ar quente sobre o país. “Sem a presença de frentes frias, o ar polar não consegue se deslocar para essas regiões, resultando em um período de calor intenso”, explica a meteorologia.
Além do sul do Brasil, o calor também deve atingir o Paraguai e o norte da Argentina. Em algumas localidades, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C, como nas áreas a oeste do Rio Grande do Sul e nas proximidades da fronteira com a Argentina. No Paraná, o calor será forte, especialmente no oeste e centro-sul, com máximas de até 38°C.
A onda de calor, que persiste até o dia 18 de janeiro, é resultado da ausência de frentes frias. “A partir do dia 19, uma frente fria deverá chegar ao Rio Grande do Sul e interromper esse ciclo de altas temperaturas”, informa a Climatempo.
Em Umuarama, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana será marcado pelo calor, com máximas de até 36°C. Para quinta (16) e sexta-feira (17), espera-se que as temperaturas alcancem 34°C. Já no domingo (19), há previsão de chuva, com possibilidade de até 15 mm de precipitação.
(OBemdito com Banda B)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais