Foto: Danilo Martins/OBemdito
Uma intensa onda de calor deve afetar várias regiões do Brasil nos próximos dias, com temperaturas superando os 40°C em algumas áreas. O fenômeno atinge especialmente os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Segundo a Climatempo, os ventos nos níveis superiores da atmosfera dificultarão a chegada de frentes frias vindas do norte da Argentina e do Uruguai, criando uma bolha de ar quente sobre o país. “Sem a presença de frentes frias, o ar polar não consegue se deslocar para essas regiões, resultando em um período de calor intenso”, explica a meteorologia.
Além do sul do Brasil, o calor também deve atingir o Paraguai e o norte da Argentina. Em algumas localidades, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C, como nas áreas a oeste do Rio Grande do Sul e nas proximidades da fronteira com a Argentina. No Paraná, o calor será forte, especialmente no oeste e centro-sul, com máximas de até 38°C.
A onda de calor, que persiste até o dia 18 de janeiro, é resultado da ausência de frentes frias. “A partir do dia 19, uma frente fria deverá chegar ao Rio Grande do Sul e interromper esse ciclo de altas temperaturas”, informa a Climatempo.
Em Umuarama, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana será marcado pelo calor, com máximas de até 36°C. Para quinta (16) e sexta-feira (17), espera-se que as temperaturas alcancem 34°C. Já no domingo (19), há previsão de chuva, com possibilidade de até 15 mm de precipitação.
(OBemdito com Banda B)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais