Umuarama

Mais de 7,1 mil candidatos concorrem a 892 vagas através do Vestibular de Verão da UEM

Os 7.145 candidatos que realizaram a prova do Vestibular de Verão 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no domingo (12), estão concorrendo a 892 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação.

O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil – o próximo ano letivo começará em março e terminará em dezembro de 2025. 

Segundo a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), o índice de abstenção foi o esperado já que este ano, excepcionalmente, a prova que normalmente é realizada em dezembro ocorreu em janeiro, mês marcado por férias e pela coincidência de datas com vestibulares de outras universidades, o que historicamente impacta a presença dos candidatos.

Dos 9.189 inscritos,  2.044 candidatos não compareceram, ou seja 22,24%, percentual ligeiramente maior em comparação à edição de 2023, que foi de 20,75%.

Segundo a CVU, mesmo diante desses desafios, o Vestibular de Verão 2024 alcançou um marco importante: um aumento de 4,45% no número de inscritos em relação ao ano anterior (8.787), com 392 candidatos a mais. Esse crescimento reflete a atratividade da UEM, que segue como referência no ensino superior público brasileiro, destacando-se pela qualidade acadêmica, com cursos amplamente procurados, infraestrutura consolidada e um corpo docente renomado. 

De acordo com a coordenadora da CVU, Márcia Brito, a aplicação da prova transcorreu normalmente. “Não tivemos nenhuma intercorrência. O atendimento a todos os candidatos ocorreu da melhor forma possível e o número de ausentes foi baixo”, disse Márcia.

GABARITOS E RESULTADOS

As provas e os gabaritos provisórios já foram disponibilizados e podem ser consultados no site da CVU. Já o resultado final do Vestibular de Verão 2024 será publicado em 31 de janeiro de 2025, juntamente com o resultado do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024. 

A UEM mobilizou cerca de 1.500 fiscais e coordenadores para a aplicação da prova em 218 locais. Além de Maringá, as provas foram aplicadas em outras dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

Em cinco horas de avaliação, os vestibulandos responderam a 50 questões objetivas de conhecimentos gerais, no estilo somatória, além de uma redação, cujo tema foi “Por que razão fazemos a guerra?”.

Exceto pelas questões de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol, conforme opção do candidato -, a prova foi a mesma para todos os estudantes. Isso porque, em 2023, a CVU eliminou a prova de conhecimentos específicos, permitindo que cada candidato se inscrevesse em até três cursos, mesmo de áreas distintas. 

Mais informações sobre o Vestibular podem ser encontradas no Manual do Candidato e no edital de abertura do concurso, disponíveis no site CVU ou no aplicativo Vestibular UEM, disponível no Google Play e App Store. Mais informações pelos telefones (44) 3011-5700 e 3011-4450 ou vestibular@uem.br.

Agência Estadual

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais