Foto: Lethícia Conegero
Vários moradores de Umuarama registraram um fenômeno diferenciado na manhã deste domingo (29). Em vídeos e fotos enviadas a OBemdito, é possível ver que houve um arco-íris invertido (chama de arco-íris de fogo) e que se formou mesmo sem chuva.
O arco-íris foi visto por volta das 11h. Lethícia Conegero e Deyse Piedade Gimenes Pires Conegero, que residem no Jardim Global, fizeram fotografias do fenômeno. Lethícia disse que chamou sua atenção o fato de ele estar ‘invertido’.
Simone Rosa de Almeida, que mora na Estrada Esperança, ressaltou que no momento não houve chuva – o que geralmente acontece quando se formam arco-íris, devido à luz do sol atravessar as gotículas de água que estão em suspensão no ar. A leitora Jessica Soares reside no bairro Sonho Meu 2 e também enviou fotos e vídeos para OBemdito.
Uma breve pesquisa na internet indica que o arco-íris invertido é conhecido como arco circunzenital. Ele normalmente aparece alto no céu e quando o sol está baixo (abaixo de 32 graus de altura). Sua observação geralmente ocorre nas primeiras horas depois do nascer do sol ou nas horas que antecedem o pôr do sol.
O fato de o arco aparecer mesmo sem chuva, indica que se trata de um fenômeno bastante raro, conhecido como arco-íris de fogo. Ele acontece quando a luz do sol reflete em cristais de gelo em nuvens cirrus em um ângulo superior a 58º. Via de regra, este tipo de arco ocorre no verão.
(Informações: OBemdito, Mega Curioso, Wikipedia e UOL)
A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…
São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…
A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…
A Aciu Mulher promove o Mega Outlet Umuarama nos dias 16, 17 e 18 de…
O atleta Nycollas Matheus, de 10 anos, voltou a colocar o nome de Umuarama em…
Este site utiliza cookies
Saiba mais