Foto: Assessoria Câmara
A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou cinco projetos durante uma sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (23). Entre as propostas analisadas, destacaram-se as que tratam da aprovação das contas do Poder Executivo Municipal de 2019 e 2021, que passaram por votação unânime.
A sessão teve início com a apreciação do Projeto de Decreto Legislativo 16/2021, referente à aprovação das contas de 2019, e do Projeto de Decreto Legislativo 16/2023, que trata das contas de 2023. Após um debate, ambos os projetos foram aprovados por unanimidade em primeira e segunda discussão, garantindo a conformidade na gestão dos recursos públicos nos respectivos anos.
A aprovação das contas municipais é um processo crucial para verificar a correta aplicação dos recursos públicos, assegurando que o orçamento tenha sido gerido dentro dos parâmetros legais e de forma transparente.
Em seguida, a Câmara deliberou sobre o Projeto de Lei nº 102/2024, que propõe alterações na Lei nº 4.069/2015, que regulamenta a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente. A proposta visa ajustar a legislação local às exigências estaduais, com destaque para a revisão do artigo 9º, com o objetivo de garantir a continuidade do repasse de recursos estaduais para o município em 2025.
Entre as mudanças, estão a definição de uma nova jornada de trabalho para as Conselheiras Tutelares, que passará a valer em 2028, além de ajustes redacionais e de nomenclaturas. O projeto também foi aprovado por unanimidade.
Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 104/2024, que autoriza o repasse financeiro ao Centro Infantil Menino Deus. A proposta visa assegurar a continuidade das atividades do abrigo, que atende crianças em situação de abandono, e garantir que a instituição possa manter suas obrigações fiscais em dia.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, no entanto, abrirá um Processo Administrativo para investigar possíveis irregularidades no gerenciamento financeiro da entidade, com o intuito de evitar futuros problemas.
Por último, a Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 24/2024, que denomina o Ginásio de Esportes da Jabuticabeira como “Ginásio de Esportes Paulo Robson Cardozo – Roma”. A homenagem é prestada a Paulo Robson Cardozo, conhecido como “Roma”, ex-atleta de futsal da cidade, falecido em 2006, e que deixou um legado de superação e amor ao esporte local.
Paulo Robson Cardozo, nascido em 24 de fevereiro de 1988, destacou-se como goleiro de futsal, sendo membro da equipe da Associação de Futsal de Umuarama (AFSU), vice-campeã Paranaense em 2005. Sua carreira promissora foi interrompida por um acidente de trânsito em 2006. O ginásio, agora homenageando seu nome, é um tributo ao seu legado e à frase que ele deixou como inspiração: “Esporte é Vida”.
OBemdito com Assessoria Câmara
Mais do que uma questão de estética, ver um filho em traje social representa a…
Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos em ocorrências distintas envolvendo caminhonetes furtadas em Umuarama.…
Moradores e trabalhadores da região do Instituto Médico Legal (IML) e do Consórcio Intermunicipal de…
Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite de quinta-feira (8), após ser flagrado…
Para celebrar o Dia das Crianças, o Shopping Palladium Umuarama preparou uma programação especial com…
Uma câmera instalada no painel de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o…
Este site utiliza cookies
Saiba mais