Esporte

Árbitro de Moreira Sales comemora avanços na carreira após atuar em jogos do Brasileirão

O árbitro paranaense André Ricardo Martins, de 37 anos, encerra 2024 com um balanço positivo em sua trajetória profissional. Morador de Moreira Sales, Martins, que também trabalha como agente de segurança socioeducativo na Casa de Semiliberdade de Umuarama, participou de partidas de destaque no futebol brasileiro ao longo do ano.

“Esse ano foi o que mais tive jogos. Foi bastante produtivo. Estreei na Série A do Brasileirão como quarto árbitro. Apitei Botafogo e Criciúma, no Maracanã, no jogo com o maior público do Campeonato Brasileiro deste ano, cerca de 65 mil pessoas”, afirmou.

Além do duelo entre Botafogo e Criciúma, Martins apitou outras partidas relevantes, como o amistoso entre Corinthians e Londrina, disputado em Cascavel; a final do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão, entre Paraná Clube e Rio Branco; além de jogos da Primeira Divisão do Estadual e do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.

Carreira e projeções

Árbitro profissional desde 2010, Martins começou sua trajetória após concluir, em 2009, o curso oferecido pela Federação Paranaense de Futebol. Ele iniciou sua atuação em competições de base da entidade e, em 2022, foi indicado para o quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atualmente, apenas 14 árbitros do Paraná fazem parte desse seleto grupo.

A jornada profissional de Martins é viabilizada pelo regime de trabalho de 12 horas por 36, permitindo que ele viaje para atender às demandas da arbitragem.

Após as festas de fim de ano, o árbitro iniciará sua preparação para a temporada de 2025. A pré-temporada dos profissionais de arbitragem do Campeonato Paranaense ocorrerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Curitiba.

“Vamos nos preparar para o Campeonato Paranaense para ter um bom ano na CBF e continuar crescendo na carreira”, concluiu.

Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

8 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

8 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

9 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

9 horas ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

10 horas ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais