Foto: Fábio Rodrigue-Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não teriam cumprido critérios de transparência para sua execução.
Dino determinou também a instauração de inquérito pela Polícia Federal, após pedido do PSOL, que teve, por base, suspeitas de irregularidades na destinação dos recursos de emendas das comissões permanentes do Legislativo.
Recentemente, a decisão de Dino, definindo critérios de transparência e rastreabilidade para a liberação de emendas, foi referendada por unanimidade pelo STF.
A suspensão no pagamento de emendas parlamentares teve origem em uma decisão do STF, de dezembro de 2022, que entendeu serem inconstitucionais alguns repasses que não estariam de acordo com as regras de distribuição de recursos. Diante da situação, o Congresso Nacional aprovou uma resolução alterando essas regras. O PSOL, então, entrou com uma ação contrária ao pagamento dessas emendas.
Em agosto deste ano, Dino, além de suspender o pagamento de emendas, determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do chamado orçamento secreto.
Bonnie Tyler, intérprete de "Total Eclipse of the Heart", morreu aos 75 anos em Portugal.…
Motociclista sem CNH foge da Polícia Militar durante abordagem em Iporã. Veículo tinha débitos administrativos…
A massa de ar frio e seco continua influenciando o tempo no Paraná nesta quinta-feira…
Homem é convencido por PM e bombeiros a descer do telhado de igreja em Cruzeiro…
Motociclista embriagado é preso após causar acidente no Centro de Iporã. Homem não tinha CNH…
Mulher esfaqueada pelo companheiro após recusar relação sexual em Pérola foi transferida para Umuarama. Suspeito…
Este site utiliza cookies
Saiba mais