Foto: Assessoria PMU
Umuarama conquistou neste ano um reconhecimento nacional por seu compromisso exemplar com a alfabetização dos seus estudantes. A secretária municipal de Educação, Mauriza Lima Menegasso, recebeu o certificado com o ‘Selo Ouro’ do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o repassou ao prefeito Celso Pozzobom durante evento de prestação de contas da atual gestão, realizado nesta quinta-feira, 19, na Prefeitura.
O Ministério da Educação (MEC) concedeu o selo aos municípios e Estados que alcançaram pontuação máxima (100 pontos), destacando os que demonstraram excelência em suas políticas de alfabetização. Nesta primeira edição, 2.592 municípios, 13 estados e o Distrito Federal atingiram o prestigiado ‘Selo Ouro’ e Umuarama se destaca entre eles como exemplo de dedicação à Educação Básica.
Mauriza Menegasso expressou sua honra em representar a rede de ensino de Umuarama, atribuindo o prêmio ao esforço coletivo dos profissionais da educação do município. Ela enfatizou o “papel fundamental do prefeito Celso Pozzobom, que sempre apoiou a educação com entusiasmo e determinação, investindo pesado em obras de infraestrutura, equipamentos e treinamento para os profissionais”, afirmou, ao entregar o selo ao lado das coordenadoras Elisângela Reis e Patrícia Abucarma.
Os critérios de avaliação para a concessão do selo estão descritos no decreto 12.191/2024 e regulamentados no Edital MEC nº 10/2024. Entre os requisitos, destacam-se a participação nas formações ofertadas, a organização de espaços e atividades de leitura, além de atingir um percentual significativo de crianças no Indicador Compromisso Criança Alfabetizada.
Este indicador é baseado nos resultados da Prova Paraná Mais, aplicada às turmas do segundo ano, e nas avaliações de fluência realizadas em 2023. A conquista do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização reafirma o compromisso de Umuarama com o futuro de suas crianças.
“Esse prêmio demonstra que investimentos em educação são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. A cerimônia em Brasília não será apenas uma celebração, mas um testemunho do impacto positivo que a educação de qualidade pode ter em uma comunidade”, completou a secretária Mauriza Lima.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais