Paraná

Primeiro boletim aponta que 92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Água e Terra (IAT), revelou que 92% dos pontos analisados, no Litoral e nas prainhas de água doce do interior, estão próprios para banho – 61 de um total de 66 locais.

Na faixa litorânea, os pontos impróprios são concentrados na foz dos rios que cortam a região (10), locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.

Além deles, receberam a bandeira vermelha um ponto à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá, o ponto próximo à Rua Pará, em Pontal do Paraná, e a Ponta da Pita, em Antonina.

Do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte , 15 áreas estão com bandeira azul para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio. A exceção são duas localidades em São Miguel do Iguaçu, que foram considerados impróprias pelo IAT.

Periodicidade

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba.

Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos 11 boletins, até o dia 28 de fevereiro de 2025, três a mais que a temporada anterior. A ação é parte do projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão.

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Para isso, utiliza-se o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos patogênicos (causadores de doenças).

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

A avaliação é feita seguindo determinações da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000.

Fique atento

Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play. A balneabilidade também pode ser checada através de banners localizados nos balneários. Os de cor azul indicam área própria para banho e, os de cor vermelha, área imprópria.

Verão Maior Paraná

Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o verao.pr.gov.br. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Agência Estadual

Recent Posts

Em Francisco Alves, PM faz cerco a homem que teria tentado matar ex-companheira; vídeo

A Polícia Militar (PM) faz um cerco em Francisco Alves para localizar e prender um…

42 minutos ago

Ponte sobre o Rio Piquiri está liberada ao tráfego após um ano interditada; há restrições

A ponte sobre o Rio Piquiri, na BR-272/PR, entre Francisco Alves e Terra Roxa, está…

53 minutos ago

Operação contra grupo liderado por influenciadora termina com oito prisões em Umuarama

A Operação Beverly Hills, deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), cumpriu…

2 horas ago

Delegado revela detalhes de grupo que vendia cocaína por delivery em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou nesta quarta-feira (7) detalhes da investigação que levou…

2 horas ago

PCPR prende dois homens e recupera objetos furtados de residência em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante dois homens, ambos de 46 anos,…

3 horas ago

Colégio Agrícola de Umuarama abre inscrições para alunos do ano letivo de 2027

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama abriu as inscrições para o ano letivo de 2027.…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais