Umuarama

Balanço da 7ª SDP aponta redução de homicídios em Umuarama e aumento das prisões, em 2024

A 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), um balanço com os principais resultados obtidos com investigações e atendimentos de ocorrência em 2024. Os números apontam que houve redução na taxa de homicídios em Umuarama, além de um aumento no número de prisões realizadas no período.

De acordo com os dados apresentados, em 2024 foram registrados 356 prisões, contra 295 realizadas em 2023, o que significa um aumento de 20% neste ano. O resultado pode estar atado ao outro dado, que é do número de operações policiais realizadas, que apresentou um aumento significativo: 161% neste ano. Segundo a 7ª SDP, foram 81 em 2024, contra as 31 em 2023.

Outro importante índice foi o de elucidação de homicídios, que em 2024 foi de 96%. Como em 2023 o índice era de 76%, o aumento foi medido em 20%. Além disso, em 2023 a cidade ocupava a 7ª colocação em casos de homicídio no ranking para municípios acima de 100 mil habitantes. Neste ano, a cidade caiu para a 22º posição.

O relatório também apontou uma redução de 45% de redução de inquéritos antigos, bem como redução dos boletins em análise, de 62%. De acordo com a unidade, “boletim em análise” é um procedimento gerado antes da investigação, que tem como objetivo levantar informações mínimas para a decisão da instauração ou arquivamento de um inquérito. Como houve redução do número, o indicador aponta que houve um maior número de procedimentos policiais referente a cada caso.

A delegacia também computou um aumento de 226% no número de medidas cautelares, que incluem pedidos de prisão, busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico, telemático, bancário e outros tipos. Em 2024 foram 428 contra 321 em 2023 e 131 em 2022. Segundo a 7ª SDP, o aumento sinaliza a maior atuação da Polícia Civil nas investigações de repressão qualificada.

Drogas e apreensões

Na região da 7ª SDP, ao todo, foram incineradas 31 toneladas de drogas nos sete municípios atendidos. Icaraíma foi a cidade com maior número, registrando a destruição de sete toneladas. O município é seguido por Xambrê, com cerca de seis; Umuarama, com aproximadamente cinco; Iporã, também com cinco; Cruzeiro do Oeste, com cinco; Goioerê, com duas; e Altônia, com uma.

Houve também um total de 1.699 veículos apreendidos pela 7ª SDP. Umuarama lidera como a cidade com maior número de apreensões, registrando 721 em 2024, seguida por Iporã, com 268; Icaraíma, com 125; Altônia, com 124; Xambrê com 113; Cruzeiro do Oeste, com 104; Pérola, com 101; Goioerê com 81; e Alto Piquiri, com 62.

(Com dados da 7ª SDP)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais