Foto: Assessoria PMU
O Cine Guarani, primeiro cinema da cidade, foi ‘reconstruído’ por meio de um projeto coordenado pela Fundação Cultural de Umuarama e, em sua réplica, foram apresentadas dezenas de produções audiovisuais locais contempladas pela Lei Paulo Gustavo em 2024. Seis edições foram realizadas entre outro e dezembro e a festa de encerramento aconteceu na noite desta terça-feira (17), com a presença do prefeito Celso Pozzobom.
A II Mostra Cine Guarani foi prestigiada por mais de 500 pessoas nesses dois meses e nesta edição especial de finalização do projeto, a plateia teve a oportunidade de assistir aos curtas ‘Contribuição das Etnias para o Desenvolvimento de Umuarama’, realizado pela empresa Projarte, de Leonice Rodrigues de Brito, ‘Umuafro’, realizado pela empresa Educare Vox, de Fernando Aparecido Ripoli, ‘Vera Schubert, a Persona e a Cultura’, da Tryard Comunicação e Produção, de Sonildo Ruzzene Beltrame, e ‘Turismuarama – Explorando o Potencial Turístico de Umuarama’, realizado pela Kog Visual, de Gleison Fernando Cruz Kogempa.
Pozzobom elogiou a iniciativa e destacou a importância do Cine Guarani, inaugurado em janeiro de 1959 e fechado em dezembro de 1970. “Ele [o Cine Guarani] era uma referência, uma inovação, a tecnologia do cinema no interior do Noroeste do Paraná, muita gente vinha de longe para poder assistir a um filme. E essa ‘restauração’ desse ícone para apresentar produções de cinema feitas em Umuarama tem um significado ainda maior. Parabéns a todos os produtores de cultura de nosso município”, afirmou.
Acompanhado da primeira-dama, Maria Dulce Barreiros Pozzobom, o prefeito recebeu uma homenagem por sua participação no documentário ‘Contribuição das Etnias para o Desenvolvimento de Umuarama’. “Os investimentos realizados pela administração municipal em cultura vão ficar para a história de Umuarama: há muitos anos o setor não recebia tanto apoio e os produtores culturais não eram incentivados desta maneira. Contar com a participação do prefeito Celso em nosso documentário foi uma grande honra”, comentou a produtora Leonice Rodrigues de Brito, da Projarte.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais