Foto: Assessoria PMU
A Rede Municipal de Ensino de Umuarama encerra oficialmente nesta segunda-feira, 16, o ano letivo de 2024 celebrando o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A data inicia também um momento de transição para professores, alunos e suas famílias, que chegam ao merecido período de férias. O retorno das aulas está previsto para 10 de fevereiro próximo.
Garantir os 200 dias de aulas anuais é um compromisso com a qualidade da educação pública. Essa meta, além de atender à legislação, assegura que os alunos tenham oportunidades adequadas para desenvolver competências essenciais, desde a alfabetização inicial até o aprofundamento de conteúdos nos anos finais do ensino fundamental.
A secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, destacou o esforço de toda a equipe pedagógica e administrativa: “Os 200 dias letivos são essenciais para o aprendizado contínuo e para o desenvolvimento integral dos estudantes. Cumprir esse calendário reflete o nosso compromisso com uma educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças e jovens”, afirmou.
As férias escolares são fundamentais para que alunos e professores possam renovar suas energias. Após um ano repleto de atividades pedagógicas, o período de descanso é uma oportunidade para as crianças brincarem, explorarem outros interesses e passarem mais tempo com suas famílias. Para os professores, é o momento de planejar o próximo ano letivo e buscar novas estratégias pedagógicas, mas também de descansar e cuidar de sua saúde mental.
A coordenadora geral da secretaria, Elisângela Reis, e a coordenadora educacional da equipe pedagógica, Patrícia Abucarma, reforçam que as férias são essenciais para que todos voltem em 2025 com disposição e entusiasmo para aprender e ensinar. “É um momento de recarregar as energias para novos desafios”, afirmou Patrícia.
Com o fim do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação já começa a planejar o calendário de 2025. “Novas capacitações para os professores, melhorias na infraestrutura escolar e o fortalecimento de programas educacionais estão entre as prioridades”, acrescentou a secretária Maurliza Lima.
Enquanto isso, alunos, professores e famílias se despedem temporariamente das salas de aula, com a certeza de que 2024 foi um ano de aprendizado, crescimento e superação. Que 2025 traga ainda mais conquistas para a educação de Umuarama!
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais