Umuarama

Rede Municipal de Ensino encerra ano letivo nesta segunda; aulas voltam em 10/02

A Rede Municipal de Ensino de Umuarama encerra oficialmente nesta segunda-feira, 16, o ano letivo de 2024 celebrando o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A data inicia também um momento de transição para professores, alunos e suas famílias, que chegam ao merecido período de férias. O retorno das aulas está previsto para 10 de fevereiro próximo.

Garantir os 200 dias de aulas anuais é um compromisso com a qualidade da educação pública. Essa meta, além de atender à legislação, assegura que os alunos tenham oportunidades adequadas para desenvolver competências essenciais, desde a alfabetização inicial até o aprofundamento de conteúdos nos anos finais do ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, destacou o esforço de toda a equipe pedagógica e administrativa: “Os 200 dias letivos são essenciais para o aprendizado contínuo e para o desenvolvimento integral dos estudantes. Cumprir esse calendário reflete o nosso compromisso com uma educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças e jovens”, afirmou.

Férias escolares

As férias escolares são fundamentais para que alunos e professores possam renovar suas energias. Após um ano repleto de atividades pedagógicas, o período de descanso é uma oportunidade para as crianças brincarem, explorarem outros interesses e passarem mais tempo com suas famílias. Para os professores, é o momento de planejar o próximo ano letivo e buscar novas estratégias pedagógicas, mas também de descansar e cuidar de sua saúde mental.

A coordenadora geral da secretaria, Elisângela Reis, e a coordenadora educacional da equipe pedagógica, Patrícia Abucarma, reforçam que as férias são essenciais para que todos voltem em 2025 com disposição e entusiasmo para aprender e ensinar. “É um momento de recarregar as energias para novos desafios”, afirmou Patrícia.

2025

Com o fim do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação já começa a planejar o calendário de 2025. “Novas capacitações para os professores, melhorias na infraestrutura escolar e o fortalecimento de programas educacionais estão entre as prioridades”, acrescentou a secretária Maurliza Lima.

Enquanto isso, alunos, professores e famílias se despedem temporariamente das salas de aula, com a certeza de que 2024 foi um ano de aprendizado, crescimento e superação. Que 2025 traga ainda mais conquistas para a educação de Umuarama!

(Assessoria PMU)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

9 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

10 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

10 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

10 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

10 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais