Cotidiano

Secretaria de Saúde confirma caso de coqueluche em Umuarama

Nesta sexta-feira, 13, um caso de coqueluche foi confirmado em Umuarama, envolvendo uma criança de um ano de vida. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os primeiros sintomas – tosse persistente – começaram há uma semana, com agravamento progressivo nos últimos quatro dias.

Na última terça-feira, 10, foi coletada uma amostra clínica do paciente e encaminhada para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), que confirmou o diagnóstico. “Assim que o caso foi identificado, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com a Atenção Primária, mobilizou esforços para conter a disseminação da doença”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

Entre as ações implementadas, a criança infectada foi colocada em isolamento para evitar o contágio de outros indivíduos e as pessoas próximas, que não apresentaram sintomas, receberam a vacina como medida preventiva. Os principais cuidados recomendados são isolamento domiciliar do paciente, bloqueio vacinal e informação à população, “por isso vamos reforçar as campanhas educativas para alertar sobre os riscos da coqueluche e a importância da vacinação”, acrescentou.

De acordo com o secretário Edson Souza, o município está atuando de forma preventiva para evitar a disseminação da doença. “Estamos mobilizando nossas equipes e implementando todas as medidas de bloqueio necessárias. A coqueluche é uma doença grave, mas pode ser controlada caso a população siga as orientações de vacinação e busque atendimento médico logo no início dos sintomas”, declarou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Baraviera, ressaltou a importância da conscientização coletiva. “A vacinação é a principal ferramenta para evitar surtos de coqueluche. Além disso, estamos monitorando de perto os contatos desse caso e reforçando as orientações de prevenção à população. Contamos com a colaboração de todos”, reforçou.

O QUE É COQUELUCHE

A coqueluche é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. Altamente contagiosa, afeta principalmente o sistema respiratório e provoca crises de tosse intensa, seguidas de dificuldade para respirar e, em alguns casos, vômito. Em bebês a coqueluche pode ser grave, levando a complicações como pneumonia, convulsões e, em situações mais severas, à morte.

A principal medida de controle da coqueluche é a imunização. O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde no Brasil inclui as doses Pentavalente (aos 2, 4 e 6 meses de vida); DTP (tríplice bacteriana), aos 15 meses e aos 4 anos; e a DTPa (acelular) para gestantes, aplicada a partir da 20ª semana de gestação, que protege tanto a mãe quanto o bebê nos primeiros meses de vida.

“A vacinação não apenas protege o indivíduo imunizado, mas também reduz a circulação da bactéria na comunidade, beneficiando aqueles que não podem ser vacinados, como recém-nascidos ou pessoas com contraindicações”, acrescentou a enfermeira Priscila.

Situação no município e orientações à população

Embora este seja o primeiro caso confirmado em Umuarama neste período, as autoridades estão em alerta. O caso serve como um lembrete para a necessidade de manter o calendário vacinal atualizado, especialmente em crianças e gestantes.

A população é orientada a buscar atendimento médico em caso de tosse persistente e dificuldade para respirar. Além disso, pais e responsáveis devem verificar se as vacinas dos filhos estão em dia. As unidades de saúde do município estão disponíveis para consultas e atualização das carteiras de vacinação.

A ocorrência em Umuarama reforça o papel da vacinação como a melhor estratégia para prevenir surtos e proteger os mais vulneráveis. A colaboração da população com as medidas preventivas e o atendimento às orientações da Secretaria de Saúde são essenciais para garantir a segurança coletiva.

De acordo com a Secretaria de Saúde, novas ações educativas serão implementadas nos próximos dias para manter a comunidade informada e protegida.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

12 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

27 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

54 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

2 horas ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais