Umuarama

Última quimioterapia de umuaramense é celebrada por amigos e familiares com carreata

Umuarama testemunhou uma celebração emocionante na tarde desta segunda-feira (9). Um grupo de familiares e amigos organizou uma carreata para marcar a última sessão de quimioterapia de Ana Paula Siofre, 48 anos. A comemoração, repleta de buzinas e homenagens, refletiu a superação e a alegria de uma fase tão desafiadora na vida da umuaramense.

Daniele Benetati, 42 anos, é amiga de Ana Paula e entrou em contato com OBemdito para compartilhar um pouco dessa história. Elas se conhecem há quatro anos e, nesse período, Ana Paula enfrentou o diagnóstico de câncer e o tratamento. “Foi um choque para todos”, contou Daniele, que esteve ao lado da amiga durante todo o processo.

A jornada começou em 26 de junho, quando Ana fez uma biópsia no hospital Uopeccan. A confirmação de que o tumor era maligno chegou em 10 de julho. Apenas 15 dias depois, em 25 de julho, Ana passou por uma cirurgia que removeu 25% da mama e 10% das axilas. O tratamento seguiu com 10 sessões de quimioterapia, iniciadas em 26 de agosto, sendo a última realizada hoje.

Conhecida por sua paixão por festas, Ana não deixou que essa data especial passasse despercebida. “Amo festas, tudo para mim é festa!”, disse, emocionada. Ela convidou mais de 100 pessoas para participar do buzinaço, mas destacou que a homenagem na porta do hospital e as flores foram surpresas organizadas por sua filha.

“Foi tudo muito lindo. Não sabia se chorava, gritava ou pulava… Não tenho nem como expressar minha felicidade nesse momento”, afirmou.

Daniele explicou que a ideia da comemoração surgiu porque Ana é uma pessoa vibrante, que celebra a vida em todas as ocasiões. “Paula sempre foi assim e por isso resolvemos marcar esse momento. É o fim de uma luta que só ela sabe o quanto foi difícil e Deus sabe o que ainda está por vir”, declarou a amiga.

A celebração foi um marco após meses de desafios. Ana compartilhou como enfrentou o tratamento, que descreveu como agressivo e cheio de efeitos colaterais. “A quimio destrói você inteira. Ganhei 25 quilos, chegando aos 100. Fiquei inchada, tive dificuldade para andar, dores nos ossos… É algo difícil de explicar”, revelou.

Apesar disso, ela manteve sua rotina. “Tenho um açougue e trabalho das 8h às 23h. Durante a quimio, ficava no máximo dois dias em casa e logo voltava ao trabalho”, contou.

Ana também aproveitou para alertar outras mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce. “Façam o autoexame, procurem um médico ao menor sinal de algo diferente. Os casos de câncer estão aumentando muito e exames anuais podem fazer toda a diferença. Eu descobri no início e, graças a isso, hoje estou ótima”, ressaltou.

Apesar da alegria pelo término da quimioterapia, a batalha de Ana ainda não terminou. Ela retorna ao médico em 6 de janeiro para definir quantas sessões de radioterapia serão necessárias e também a imunoterapia.

Com esperança e força renovadas, Ana Paula segue enfrentando os próximos passos com a mesma determinação e alegria que a trouxeram até aqui.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 minuto ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

30 minutos ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

1 hora ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

1 hora ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais