Umuarama

Vigilância em Saúde registra 37 acidentes de trabalho no mês de novembro em Umuarama

Exatamente 37 acidentes de trabalho foram registrados em Umuarama durante o mês de novembro de 2024, segundo levantamento realizado pelo Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Dois deles foram ocorrências graves: dois trabalhadores tiveram dedos amputados durante a execução de suas tarefas (um na área rural e outro em um frigorífico).

Carlos Roberto da Silva, coordenador e fiscal sanitário do Visat, o acidente registrado no frigorífico ocorreu no momento em que o trabalhador estava manuseando uma serra elétrica de corte de carne. “Com a serra ele atingiu o dedo de uma das mãos.

Segundo documentos de atendimento do paciente, tudo foi muito rápido e infelizmente houve a amputação. Já o segundo acidente foi na zona rural: o trabalhador utilizava um cabo de aço para tração de madeiras, puxadas por um trator, quando teve um dos dedos da mão amputado pelo cabo de aço que prendia as madeiras”, detalha.

Ele conta que seis ocorrências foram as classificadas como ‘acidentes de trajetos’. “São eventos imprevistos que acontecem durante o deslocamento do trabalhador entre sua residência e o local de trabalho, ou vice-versa. O acidente de trajeto é considerado um acidente de trabalho e deve ser registrado por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)”, instrui o coordenador.

O relatório informa ainda que houve 17 acidentes de trabalho classificados como leves – foram torções e lesões – e mais 12 notificações ocorreram com exposição de trabalhadores a material biológico. “Sempre comemoramos quando não há o registro de óbitos de trabalhadores e, mais uma vez, este mês não tivemos nenhuma notificação oficialmente confirmada”, aponta.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Soza, frisa que todas as 37 notificações foram digitadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), bem como as notificações com acidentes graves foram digitadas no Sistema de Investigação de Acidentes de Trabalho do Estado do Paraná (Siatep).

Neste mês a equipe de fiscais da Visat também realizaram operações de fiscalização em 26 empresas do ramo de supermercados, sendo emitido Termos de Intimação para solicitação de documentações como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), além de indicar uma série de readequações.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Previsão do tempo aponta semana sem chuva e aumento na temperatura em Umuarama

A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…

8 minutos ago

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde deste domingo (18) após agredir a…

24 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

37 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

53 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

1 hora ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais