Foto: IAT Umuarama
Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) participaram nesta segunda-feira (2) do resgate de um filhote de onça-parda (Puma concolor) que foi encontrado ferido no alto de uma árvore em uma região de chácaras de Umuarama, no Noroeste. O animal, uma fêmea, estava bastante acuado e com ferimentos graves na cauda – em razão disso foi necessário o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e de veterinários da Universidade Paranaense (Unipar) para retirá-lo com segurança.
A equipe encaminhou o filhote para a clínica veterinária da Unipar, onde a cauda foi amputada para garantir a saúde do animal. Depois, ele passará por um período de recuperação até que possa retornar à natureza.
O Puma concolor possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.
DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…
Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…
A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…
A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…
Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…
Este site utiliza cookies
Saiba mais