Fotos: Assessoria PMU
No domingo, 1° de dezembro, é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, data especialmente comemorada pelo Ambulatório de Infectologia de Umuarama que, entre outras ações, realiza o Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas, que a cada ano desenvolve atividades em uma instituição de ensino. Em 2024 o trabalho foi produzido no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho.
A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com mostra dos trabalhos produzidos por alunos do 1° ano do Ensino Médio, com supervisão da psicóloga Lucinéia Ceolin, que atua no Ambulatório de Infectologia.
Ela relatou que durante todo o período contou com o apoio da estagiária Lorena Ruiz, acadêmica de Psicologia, e também com professores de disciplinas ligas ao tema saúde. “Trabalhamos com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis – HIV-Aids, hepatites virais, adolescência, métodos contraceptivos, saúde mental, hanseníase, tuberculose, Prep (profilaxia pré-exposição) e Pep (profilaxia pós-exposição ao HIV)”, detalhou.
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, relatou que o Ambulatório de Infectologia oferece todo apoio necessário aos cidadãos com alguma infecção sexualmente transmissível ou não. “O Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas é algo muito especial, pois trabalha com um público-alvo interessantíssimo, que são adolescentes e jovens, pessoas que mais têm se infectado com o HIV nos últimos tempos”, observa.
Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, detalhou que o projeto incluiu exposições, trabalhos, debates, encontros, palestras, bate-papos e produções audiovisuais, entre outros. “O objetivo é levar orientação para que cada adolescente ou adulto reconheça as possibilidades de se infectar ou se proteger.”, pontuou.
(Reportagem: Assessoria PMU)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…
Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…
Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…
Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…
Um motociclista de 30 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação, se envolveu em…
Este site utiliza cookies
Saiba mais