Fotos: Assessoria PMU
No domingo, 1° de dezembro, é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, data especialmente comemorada pelo Ambulatório de Infectologia de Umuarama que, entre outras ações, realiza o Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas, que a cada ano desenvolve atividades em uma instituição de ensino. Em 2024 o trabalho foi produzido no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho.
A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com mostra dos trabalhos produzidos por alunos do 1° ano do Ensino Médio, com supervisão da psicóloga Lucinéia Ceolin, que atua no Ambulatório de Infectologia.
Ela relatou que durante todo o período contou com o apoio da estagiária Lorena Ruiz, acadêmica de Psicologia, e também com professores de disciplinas ligas ao tema saúde. “Trabalhamos com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis – HIV-Aids, hepatites virais, adolescência, métodos contraceptivos, saúde mental, hanseníase, tuberculose, Prep (profilaxia pré-exposição) e Pep (profilaxia pós-exposição ao HIV)”, detalhou.
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, relatou que o Ambulatório de Infectologia oferece todo apoio necessário aos cidadãos com alguma infecção sexualmente transmissível ou não. “O Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas é algo muito especial, pois trabalha com um público-alvo interessantíssimo, que são adolescentes e jovens, pessoas que mais têm se infectado com o HIV nos últimos tempos”, observa.
Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, detalhou que o projeto incluiu exposições, trabalhos, debates, encontros, palestras, bate-papos e produções audiovisuais, entre outros. “O objetivo é levar orientação para que cada adolescente ou adulto reconheça as possibilidades de se infectar ou se proteger.”, pontuou.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais