Foto: Assessoria PMU
A união de forças de voluntários resultou em uma ação que retirou exatamente 147 sacos de lixo da nascente do Ribeirão Pinhalzinho, que fica dentro do Bosque dos Xetá, na área central de Umuarama. A atividade foi realizada pelo Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado na terceira semana de novembro de cada ano. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Ambiental.
Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, relata que a equipe foi formada por mais de 120 pessoas, de órgãos como a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o Comitê Municipal da Dengue, Tiro de Guerra 05-012, Sesc (Serviço Social do Comércio), alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal agentes comunitários de endemias (AGE). “Todos com o propósito de contribuir com ações destinadas a combater o mosquito Aedes aegypti”, observou.
Levando em conta que em cada saco plástico cabem 200 litros de materiais, é certo afirmar que foram retirados mais de 29 mil litros de lixo de todas as espécies, conforme comenta o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza. “Entre os materiais recolhidos estavam garrafas pet, latas, recipiente de marmitas, plásticos, embalagens diversas, malas e até a carcaça de um ar-condicionado. A visão do lixo acumulado em uma nascente de água é desoladora, mas saber que tudo o que estava ali é produto do descaso humano é revoltante e triste”, afirma, acrescentando que todo o material foi encaminhado para o Aterro Sanitário para ter a destinação correta.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais