Saúde

12ª Regional de Saúde de Umuarama registra 40 novos casos de dengue em uma semana

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (26) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 253 casos da doença, sem óbitos na última semana. 

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho, o Paraná registra 36.875 notificações, 4.234 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue.

Em Umuarama e nos 20 municípios atendidos pela 12ª Regional de Saúde, foram confirmados 250 casos neste novo boletim, o que sinaliza um aumento de 40 casos nos últimos sete dias. Há também 562 casos prováveis de pacientes que aguardam resultados de exames.

As regionais com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.052), 15ª RS de Maringá (450), 2ª RS Metropolitana (362), 1ª RS Paranaguá (361) e 5ª RS de Guarapuava (271).

Na semana passada, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue alinhou as ações para os próximos meses, que indicam aumento na incidência de casos. Entre as principais iniciativas estão capacitações e treinamentos, reforço nas ações de campo, mutirões de limpeza nos municípios e campanhas de conscientização para eliminar criadouros do mosquito em ambientes domésticos.

Outras estratégias incluem a aplicação de fumacê, atendimento clínico qualificado para os casos suspeitos e medidas inovadoras, como a soltura dos chamados wolbitos – mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia que impede a transmissão do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

OUTRAS ARBOVIROSES – Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados 14 casos de Chikungunya, sendo registradas 249 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram 20 notificações.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

(OBemdito e AEN)

Redação

Recent Posts

Motorista sem CNH e com sinais de embriaguez é preso após acidente em Umuarama

Homem de 27 anos admitiu ter ingerido bebida alcoólica; colisão envolveu carro e motocicleta

1 minuto ago

Cão Nero encontra R$ 40 mil em haxixe em banheiro da rodoviária de Umuarama

Droga estava escondida no banheiro masculino e foi localizada pelo cão Nero, do BPFron; ninguém…

24 minutos ago

Operação apreende emagrecedores, anabolizantes e veículos elétricos em Umuarama

Carga trazida do Paraguai incluía remédios emagrecedores, Durateston, bicicletas, patinetes e triciclos elétricos; quatro homens…

52 minutos ago

Motorista bate Astra contra poste após ser ‘fechado’ na avenida Tiradentes em Umuarama

Condutor de 36 anos foi atendido pelo Samu e levado ao Pronto Atendimento Municipal sem…

1 hora ago

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

13 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais