Saúde

Dia Nacional de Combate à Dengue teve ações no Lago Aratimbó e no Bosque dos Xetá

O Dia Nacional de Combate à Dengue foi instituído no Brasil no dia 19 de novembro de 2010, tendo como objetivo unir forças entre o Poder Público e a população na realização de ações destinadas a combater o mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). E para comemorar a data, a Vigilância Ambiental realiza a campanha ‘Dia D Contra a Dengue – Umuarama Contra a Dengue’, com ações na sexta-feira (22) no Lago Aratimbó e no sábado (23) no Bosque dos Xetá.

As atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, contam com a participação de mais de 50 profissionais de saúde em parceria com estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e representantes da Regional de Saúde e do Comitê da Dengue.

“Preparamos uma série de ações de interação com a comunidade, que incluem distribuição de materiais informativos e mostra de larvas do vetor que transmite a doença (para que a população tenha conhecimento para poder identificar e ficar mais atenta)”, relata o secretário de Saúde Edson dos Santos Souza.

Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, informa que a campanha também apresentou uma exposição de animais peçonhentos e distribuição de sementes de crotalária (planta que quando se desenvolve produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador do Aedes aegypti). “Campanhas educativas sempre atraem a atenção da população – e isso é fundamental, pois a luta contra a dengue é e deve ser diária, com a dedicação de toda a sociedade”, observa.

Além das ações educativas e informativas, os organizadores da campanha do Dia D Contra a Dengue também prepararam atividades para as crianças, com brincadeiras, jogos e distribuição de pipoca e algodão-doce.

“Nunca é demais alertar: a dengue mata! Não é uma brincadeira e só conseguimos deter a proliferação do mosquito com a participação de todos. Em apenas dez minutos é possível fazer uma inspeção geral no quintal e dentro das residências. Mude sua atitude e vamos todos contra a dengue”, comenta a coordenadora.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais