Brasil

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias. Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da eventual denúncia da procuradoria ocorra somente no ano que vem.

Novas acusações

Mais cedo, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou depoimento ao Supremo sobre omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal (PF) na oitiva realizada na terça-feira (19).

Após o depoimento, Alexandre de Moraes decidiu manter o acordo e os benefícios de delação premiada de Cid. O ministro entendeu que Mauro Cid esclareceu as omissões e contradições apontadas pela PF. O novo depoimento foi enviado pelo ministro de volta à PF para complementação das investigações.

Na oitiva da PF, Mauro Cid negou ter conhecimento sobre o plano golpista para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e Moraes.

Contudo, de acordo com as investigações da Operação Contragolpe, uma das reuniões da trama golpista foi realizada na casa do general Braga Netto, em Brasília, no dia 12 de novembro de 2022, e teve a participação do ex-ajudante de ordens.

No ano passado, Cid assinou acordo de delação premiada com a PF e se comprometeu a revelar os fatos de que teve conhecimento durante o governo de Bolsonaro, como o caso das vendas de joias sauditas e da fraude nos cartões de vacina do ex-presidente. 

Agência Brasil

Recent Posts

Motoristas que utilizam rodovias na região de Umuarama devem redobrar a atenção no dia de eleição

EPR Paraná alerta para os riscos de acidentes durante o fim de semana e reforça…

5 horas ago

Homem invade casa da ex em Iporã, exige dinheiro, danifica móveis e a ameaça de morte

A Polícia Militar (PM) atendeu a uma ocorrência de violência doméstica na tarde desta sexta-feira…

6 horas ago

TRE-PR e Simepar monitoram clima para o segundo turno das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental…

6 horas ago

Cartório Araújo reabre em Umuarama após nomeação de interventor pela Justiça

O 1º Tabelionato de Notas de Umuarama, conhecido como Cartório Araújo, voltou a funcionar nesta…

7 horas ago

Profissionais de Umuarama concorrem a destaque estadual na educação

Quatro profissionais da Rede Municipal de Ensino de Umuarama participam de uma votação que pode…

7 horas ago

Idoso de 71 anos condenado por tráfico e contrabando é preso pela PCPR em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, nesta sexta-feira (23), um mandado de prisão contra…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais