Política

Data do assassinato de Lula e Alckmin seria 15 de dezembro de 2022, diz PF

O dia 15 de dezembro de 2022 foi, segundo a Polícia Federal (PF), a data em que se colocaria em prática o plano para assassinar o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin. Nesta data, Lula estava em São Paulo, participando de um evento com catadores de materiais recicláveis. Alckmin se reunia com governadores em um hotel em Brasília.

Três dias antes, em 12 de dezembro, diversos locais da capital federal foram alvos de atentados de um grupo que, por vários dias, ficou acampado em frente ao Quartel General do Exército, pedindo apoio aos militares para um golpe de Estado, de forma a evitar o retorno de Lula à Presidência da República.

Duas semanas depois, no dia 24 de dezembro, integrantes deste mesmo grupo chegaram a colocar uma bomba em um caminhão de combustível estacionado nas proximidades do aeroporto de Brasília.

Investigações sobre estes eventos apontaram, na época, indícios de que esses atos estavam conectados. Com a Operação Contragolpe, deflagrada hoje, a PF investiga se os planos de assassinato de Lula e Alckmin também têm conexão com os fatos ocorridos em 12 e 24 de dezembro.

De acordo com a PF, essa organização criminosa que planejava o assassinato de Lula e Alckmin chegou a detalhar como seria o planejamento operacional, o que incluía até mesmo uso de “armamentos extremamente letais, bem como de uso de artefato explosivo ou envenenamento”.

Lula em SP; Alckmin em Brasília

A data citada seria 15 de dezembro de 2022, dia em que Lula encontrava-se em Armazém do Campo, no centro de São Paulo, participando da 9ª edição da Expocatadores, evento com catadores de materiais recicláveis.

O evento contava com a participação de entidades internacionais, representantes do cooperativismo solidário e cerca de mil catadores e catadoras de materiais recicláveis, vindos de todo o Brasil, bem como do Chile, Argentina, Colômbia e Panamá.

Já Alckmin participava do evento Pacto pela Aprendizagem com diversos governadores no B Hotel, promovido pelo movimento Todos pela Educação e pela Unesco em Brasília

Agência Brasil

Recent Posts

PF e BPFron apreendem R$ 2 milhões em mercadorias e prendem 4 pessoas em Altônia

A Polícia Federal (PF) e o BPFron apreenderam mais de R$ 2 milhões em mercadorias…

6 horas ago

Homem que ameaçou esposa com arma é preso pela PM após cerco em Francisco Alves

Equipes da Polícia Militar (PM) realizaram a prisão de um homem após um cerco em…

7 horas ago

Bartenders de Umuarama fazem da experiência profissional um negócio promissor

Leonardo Mendonça e Rodrigo Bigas fundaram a Golden Bartender em 2022 e, aos poucos, ampliaram…

7 horas ago

Umuarama: PM usa taser para conter homem em surto armado com martelo e chave de fenda

A Polícia Militar (PM) prestou apoio ao Samu e à Guarda Municipal para conter um…

8 horas ago

Inquérito da PCPR que investiga morte de idoso em Umuarama está em andamento

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias…

9 horas ago

Dois atletas do Umuarama Futsal são convocados para a Seleção Brasileira

Dois atletas do Umuarama Futsal foram convocados para defender a Seleção Brasileira de Futsal. Os…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais