Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um general reformado e três militares, conhecidos como “kids pretos”, estão entre os presos acusados de estarem envolvidos em um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin, além de promover um golpe de Estado para impedir a posse de Lula e restringir o exercício do Poder Judiciário.
As prisões, que aconteceram nesta terça-feira (19), foram realizadas pela Polícia Federal e fazem parte da Operação Contragolpe, que revelou detalhes de um planejamento denominado “Punhal Verde e Amarelo”. O grupo, composto majoritariamente por ex-integrantes das Forças Especiais, teria planejado as ações com um nível elevado de conhecimento técnico militar.
O golpe teria sido orquestrado para ocorrer em 15 de dezembro de 2022 e incluía, além do assassinato dos líderes políticos, um ataque a um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação apura ainda a formação de uma organização criminosa com o intuito de destruir o Estado Democrático de Direito.
Entre os detidos estão o general reformado Mário Fernandes, ex-secretário executivo da Presidência da República durante o governo de Jair Bolsonaro e atual assessor do deputado federal Eduardo Pazuello, além dos militares Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, todos com formação em Forças Especiais. O grupo foi preso em operações realizadas nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.
A Polícia Federal também cumpriu 15 medidas cautelares, como a suspensão do exercício de funções públicas e a proibição de contato entre os investigados. O Exército acompanhou as diligências devido à participação de militares no esquema, que, segundo a PF, utilizou estratégias operacionais avançadas para coordenar e executar ações ilícitas nos meses que antecederam os planos de golpe.
Com informações Agência Brasil e sites
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais