Umuarama

Aviso amarelo do Inmet indica possibilidade de chuvas intensas na região de Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo indicando a possibilidade de chuvas intensas em uma grande área do Brasil, que inclui a região de Umuarama. O alerta teve início às 10h desta segunda-feira (18) e fica em vigência até às 10h de terça (19).

De acordo com o aviso, os municípios localizados na área de abrangência da área indicada podem enfrentar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções do Inmet são:

– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Inmet

O instituto de Meteorologia Simepar informa que a temperatura em Umuarama deve variar entre 24ºC e 36ºC nesta segunda, com céu encoberto por nuvens. Por volta das 15h os termômetros indicavam que a temperatura estava em 34,5ºC e a sensação térmica era de 37ºC.

Os próximos dias devem seguir nublados ou com chuva na Capital da Amizade. A mínima na semana será de 21ºC no sábado e a máxima de 37ºC.

PARANÁ

O Simepar divulgou que a semana começa com tempo estável na maioria do paraná. O sol predomina com temperaturas em rápida elevação e faz calor durante a tarde desta segunda. Forte aquecimento pré-frontal, que induz também a formação de algumas áreas de chuva, mas em pontos isolados do oeste, sudoeste e do centro-sul. Um novo sistema frontal evolui na altura do Rio Grande do Sul, com temporais associados.

A instabilidade atmosférica aumenta na terça-feira e há possibilidade de ocorrência de temporais localizados, especialmente nas áreas mais ao sul e oeste do Paraná. O calor e a disponibilidade de umidade contribuem na intensificação de nuvens de chuva, além, claro, do deslocamento do sistema frontal pela Região Sul. Do leste ao norte ainda faz calor.

Imagem: Inmet
Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

13 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

1 hora ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais