Foto: Assessoria IBGE
A partir desta segunda-feira (18), o IBGE dará início à 7ª edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). O levantamento de dados teve início em 1974, com outro nome (Estudo Nacional de Despesa Familiar – Endef) e é a mais abrangente investigação sobre a relação entre orçamento e consumo das famílias no Brasil. Em todo o território nacional serão visitados mais de 100 mil domicílios. No Paraná serão quase 5 mil domicílios, distribuídos em 153 municípios, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
A pesquisa abrange temas como composição do orçamento doméstico, condições de vida, estrutura de despesas, perfil nutricional, acesso a serviços financeiros, qualidade de vida e despesas com alimentação, educação, transporte, entretenimento, saúde, entre outros. Nesta edição haverá inovações, como a investigação de gastos com jogos e apostas (BETs) e, especificamente no Paraná, será incluído um módulo sobre o uso do tempo pelas pessoas.
“Na área atendida pela Agência do IBGE em Umuarama, até fevereiro de 2025 serão aplicados 42 questionários em três municípios: Altônia, Pérola e Umuarama”, informou o coordenador da agência local do IBGE, Paulo Cardozo Lavado.
A POF terá duração de 12 meses com visitas a cada domicílio por um período de nove dias. “A duração da pesquisa tem o objetivo de captar as variações sazonais de gastos familiares – tanto as variações mensais, ao longo do ano, quanto as semanais, dentro de cada mês”, acrescentou.
Além de detalhar o perfil de consumo das famílias brasileiras, a POF atualiza a estrutura de ponderação utilizada no Sistema Nacional de Índices de Preços, como os índices do INPC e do IPCA, refletindo mudanças recentes no consumo. Isso é crucial para cálculos de inflação mais precisos e para o planejamento de políticas públicas.
O coordenador explica que os entrevistadores do IBGE dever ser identificados pelo colete azul com o logotipo do IBGE, crachá, carro oficial identificado e tablet azul (usado para realizar a coleta das informações). A autenticidade do entrevistador poderá ser feita no site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador, pelo telefone 0800 721 8181 ou, no caso da região de Umuarama, através do telefone (44) 3771-1517.
Outras informações sobre a pesquisa pode ser encontradas na página https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html
(Reportagem: Assessoria PMU)
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais