Umuarama

Entrevistadores do IBGE visitarão moradores para pesquisa sobre orçamento familiar

A partir desta segunda-feira (18), o IBGE dará início à 7ª edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). O levantamento de dados teve início em 1974, com outro nome (Estudo Nacional de Despesa Familiar – Endef) e é a mais abrangente investigação sobre a relação entre orçamento e consumo das famílias no Brasil. Em todo o território nacional serão visitados mais de 100 mil domicílios. No Paraná serão quase 5 mil domicílios, distribuídos em 153 municípios, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A pesquisa abrange temas como composição do orçamento doméstico, condições de vida, estrutura de despesas, perfil nutricional, acesso a serviços financeiros, qualidade de vida e despesas com alimentação, educação, transporte, entretenimento, saúde, entre outros. Nesta edição haverá inovações, como a investigação de gastos com jogos e apostas (BETs) e, especificamente no Paraná, será incluído um módulo sobre o uso do tempo pelas pessoas.

“Na área atendida pela Agência do IBGE em Umuarama, até fevereiro de 2025 serão aplicados 42 questionários em três municípios: Altônia, Pérola e Umuarama”, informou o coordenador da agência local do IBGE, Paulo Cardozo Lavado.

A POF terá duração de 12 meses com visitas a cada domicílio por um período de nove dias. “A duração da pesquisa tem o objetivo de captar as variações sazonais de gastos familiares – tanto as variações mensais, ao longo do ano, quanto as semanais, dentro de cada mês”, acrescentou.

Além de detalhar o perfil de consumo das famílias brasileiras, a POF atualiza a estrutura de ponderação utilizada no Sistema Nacional de Índices de Preços, como os índices do INPC e do IPCA, refletindo mudanças recentes no consumo. Isso é crucial para cálculos de inflação mais precisos e para o planejamento de políticas públicas.

O coordenador explica que os entrevistadores do IBGE dever ser identificados pelo colete azul com o logotipo do IBGE, crachá, carro oficial identificado e tablet azul (usado para realizar a coleta das informações). A autenticidade do entrevistador poderá ser feita no site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador, pelo telefone 0800 721 8181 ou, no caso da região de Umuarama, através do telefone (44) 3771-1517.

Outras informações sobre a pesquisa pode ser encontradas na página https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 minutos ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

3 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

5 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais