Umuarama

Defesa Civil de Umuarama analisa a criação de núcleo de apoio no distrito de Vila Nova União

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Umuarama está definindo a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Uma das primeiras dessas organizações de apoio será instalada no distrito de Vila Nova União, distante 32 km da cidade, que neste ano tiveram sérios problemas com grandes incêndios florestais e ambientais.

Uma reunião com moradores e lideranças do distrito foi realizada na noite da última terça-feira, 12, em uma unidade educacional local. Participaram o coordenador da Compdec Umuarama, Joelson Simão Barbosa, os bombeiros civis Lucas Fernandes e Luiza Kaori Onada Ito, instrutora de bombeiros civis e de brigadas de combate a incêndios, a idealizadora do projeto, a vereadora Cris das Frutas, e o líder comunitário representante dos moradores, Francisco Pereira dos Santos.

O Nupdec tem como finalidade integrar o Sistema de Proteção e Defesa Civil, atuando em empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social.

O núcleo busca inspirar uma mudança cultural e levar treinamento para o engajamento de comunidades participativas, informadas, preparadas e conscientes dos seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária. O agente de Proteção e Defesa Civil faz a ligação entre o poder constituído e sua comunidade, multiplicando as informações recebidas e articulando discussões sobre problemas e formas de intervenções.

Cada Nupdec é formado por um grupo comunitário organizado nos distritos, bairros, ruas, edifícios ou associações comunitárias, entre outros, e seus integrantes participam de atividades de defesa civil como voluntário. A instalação é prioritária em áreas de risco de desastres para organizar e preparar a comunidade a dar pronta resposta em caso de necessidade.

O Nupdec deve reunir-se frequentemente para planejar atividades. Além disso, deve informar nome, telefone e endereço do coordenador e dos membros das equipes; obter recursos necessários para atividades de defesa civil, realizar atividades com as equipes de trabalho, estabelecer metas e prazos para os trabalhos, bem como avaliar o desempenho das atividades.

Os agentes devem incentivar a educação preventiva, organizar e executar campanhas, cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade, coordenar e fiscalizar o material estocado e sua distribuição, promover treinamentos e colaborar com a Compdec na execução das ações de defesa civil, dentre outras.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

11 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

50 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais