Umuarama

Defesa Civil de Umuarama analisa a criação de núcleo de apoio no distrito de Vila Nova União

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Umuarama está definindo a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Uma das primeiras dessas organizações de apoio será instalada no distrito de Vila Nova União, distante 32 km da cidade, que neste ano tiveram sérios problemas com grandes incêndios florestais e ambientais.

Uma reunião com moradores e lideranças do distrito foi realizada na noite da última terça-feira, 12, em uma unidade educacional local. Participaram o coordenador da Compdec Umuarama, Joelson Simão Barbosa, os bombeiros civis Lucas Fernandes e Luiza Kaori Onada Ito, instrutora de bombeiros civis e de brigadas de combate a incêndios, a idealizadora do projeto, a vereadora Cris das Frutas, e o líder comunitário representante dos moradores, Francisco Pereira dos Santos.

O Nupdec tem como finalidade integrar o Sistema de Proteção e Defesa Civil, atuando em empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social.

O núcleo busca inspirar uma mudança cultural e levar treinamento para o engajamento de comunidades participativas, informadas, preparadas e conscientes dos seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária. O agente de Proteção e Defesa Civil faz a ligação entre o poder constituído e sua comunidade, multiplicando as informações recebidas e articulando discussões sobre problemas e formas de intervenções.

Cada Nupdec é formado por um grupo comunitário organizado nos distritos, bairros, ruas, edifícios ou associações comunitárias, entre outros, e seus integrantes participam de atividades de defesa civil como voluntário. A instalação é prioritária em áreas de risco de desastres para organizar e preparar a comunidade a dar pronta resposta em caso de necessidade.

O Nupdec deve reunir-se frequentemente para planejar atividades. Além disso, deve informar nome, telefone e endereço do coordenador e dos membros das equipes; obter recursos necessários para atividades de defesa civil, realizar atividades com as equipes de trabalho, estabelecer metas e prazos para os trabalhos, bem como avaliar o desempenho das atividades.

Os agentes devem incentivar a educação preventiva, organizar e executar campanhas, cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade, coordenar e fiscalizar o material estocado e sua distribuição, promover treinamentos e colaborar com a Compdec na execução das ações de defesa civil, dentre outras.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Estrada Dias recebe iluminação em LED em Umuarama

A Estrada Dias, em Umuarama, recebeu 56 luminárias de LED. A obra integra um pacote…

20 minutos ago

Umuarama amanhece com 2,8ºC e sensação de 2ºC nesta quarta-feira; confira a previsão

Os moradores de Umuarama começaram esta quarta-feira (8) enfrentando uma das manhãs mais frias do…

49 minutos ago

Polícias Civil e Militar cumprem mandados em Alto Piquiri e prendem homem

Operação das polícias Civil e Militar cumpriu mandados em Alto Piquiri. Um homem foi preso…

1 hora ago

Mulher escapa de tentativa de roubo ao chegar em condomínio de Umuarama

Mulher escapou de uma tentativa de roubo ao chegar em um condomínio no Jardim das…

1 hora ago

Motorista morre em grave acidente entre carro e caminhão na PR-239

Um homem de 31 anos morreu após um grave acidente envolvendo um carro, um caminhão…

2 horas ago

PM atende denúncia de maus-tratos a cachorro debilitado em Francisco Alves

Mulher foi levada à delegacia após denúncia de maus-tratos a cachorro em Francisco Alves. Animal…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais