Foto: Danilo Martins/OBemdito
A 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama divulgou uma nota, na tarde desta terça-feira (12), afirmando que recebeu com extrema alegria a notícia de criação de uma unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na cidade de Umuarama. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior na abertura do Encontro Estadual do Gaeco, realizado em Curitiba.
De acordo com o delegado Gabriel Menezes, responsável pela 7ª SDP, a mudança será extremamente positiva em toda a área atendida pela unidade. “Será um grande avanço para a segurança pública de Umuarama e um duro golpe na criminalidade organizada que atua na área de fronteira”, afirmou.
Menezes também destacou que, com o Gaeco, será possível uma integração melhor entre as forças de segurança da região e o Ministério Público, o que resulta em uma melhor eficiência no combate ao crime. Disse também que tal eficiência se dá sem perda de informações dos órgãos envolvidos.
A escolha da instalação da unidade em Umuarama, segundo o delegado, é condizente com outros esforços do Governo do Paraná em melhorar a segurança pública no Noroeste. Alguns exemplos são a renovação da frota de viaturas da 7ª SDP em 2019 e o reforço do efetivo, com nomeação de delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas em 2023.
“A 7ª SDP e todo seu efetivo estarão inteiramente à disposição da nova unidade do GAECO para somar esforços e melhorar cada vez mais a segurança pública de toda região noroeste”, concluiu Menezes.
O novo núcleo, que será o 10º no Paraná, deve passar a operar em 2025, atuando também no combate ao tráfico de drogas na região, diminuindo ainda mais as frentes de atuação do crime organizado.
“O Gaeco é o melhor modelo de integração que nós temos na segurança. São mais de 70 policiais militares e 30 policiais civis à disposição desta estrutura. Por conta deste sucesso, vamos ampliar este apoio, com mais um núcleo aqui no Estado”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira.
Para o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti, medidas como esta reforçam que o combate à criminalidade é uma das prioridades das instituições públicas do Estado. “São investimentos financeiros, em equipamentos e em pessoas, que tem dado resultados e se destacado a nível nacional. E a expectativa é seguir avançando com investimentos conjuntos, como a abertura destes novos núcleos do Gaeco pelo Estado”, afirmou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais