Graça Milanez

Escola de samba de Umuarama se prepara para a celebração do Dia da Consciência Negra

Integrantes da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes estão se preparando para participar do Umuafro – Ancestralidade e Diversidade, segunda edição, programado para o dia 19, véspera do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

O Umuafro, evento da Prefeitura realizado pela equipe da Fundação Cultural, celebra a data com uma série de apresentações educativas e culturais, voltadas a promover reflexão sobre a contribuição da população negra e indígena na formação da identidade brasileira.  

A Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes foi convidada para participar. Ela vai levar personagens – passistas caracterizados – para exibição de samba. Estão convocados ‘baianas’, mestre sala e porta-bandeira, entre outros dispostos a mostrar um pouco da arte carnavalesca produzida em Umuarama.

Sob a coordenação da Unidos também estará um grupo apresentando a dança do coco, uma manifestação folclórica que mistura influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas. Trata-se de uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares ou círculos. Os ensaios para o dia 19 estão sendo intensificados.   

Para o Umuafro, a Unidos também terá a parceria da Associação de Capoeira Afoxé, que levará os integrantes para apresentações. Os preparativos estão por conta do mestre Luiz, o Calango.

A presidente e fundadora da Unidos, Marilza Quintino, diz que formou um ‘comitê’ para organizar as ações de preparação das equipes. Ela também se esmera na produção dos figurinos. “Eu costuro, eu bordo, eu faço de tudo um pouco… Sempre foi assim: a gente se envolve de corpo e alma em todas as tarefas”, afirma.

Ela agradece o apoio da equipe da Fundação Cultural e de patrocinadores, como a D’Jakller, loja/indústria umuaramense de moda íntima feminina, que doou peças para a composição de traje das passistas.

Bom destacar que nessa data o evento terá show do rapper Projota; o show é gratuito, mas é preciso retirar o ingresso no Centro Cultural Vera Schubert. O Umuafro vai acontecer no Centro de Eventos Alexandre Ceranto.

Graça Milanez

Recent Posts

Aceu Nippon Fest confirma datas e local para edição de 2026 em Umuarama

O Aceu Nippon Fest – Ikigai 2026 já tem data e local definidos em Umuarama.…

16 minutos ago

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

38 minutos ago

Vídeo mostra ‘Magrão’ indicando local onde primas de Cianorte foram encontradas

Um vídeo divulgado neste sábado (22) pelo Portal Victor Hugo Notícias mostra o momento em…

58 minutos ago

McDia Feliz acontece neste sábado em Umuarama em apoio à Uopeccan

Campanha ocorre neste sábado (22) e recursos destinados à Uopeccan vão apoiar projetos de combate…

1 hora ago

Carro atropela boi na PR-581 em Assis Chateaubriand e duas passageiras ficam feridas

Acidente aconteceu na noite de sexta-feira (21), em Assis Chateaubriand; entre as vítimas está uma…

1 hora ago

Moradora encontra casa arrombada ao chegar em Icaraíma

Porta e janela da residência foram danificadas, mas, a princípio, nenhum objeto foi levado do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais