Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do Paraná emitiram nesta quarta-feira (6) alertas para a possibilidade de ocorrência de tempestades que incluem a região de Umuarama.
A Defesa Civil emitiu o alerta por volta das 15h40 e a vigência é de 6h, ou seja, até as 21h40 de hoje. O órgão chama a atenção para risco de chuvas intensas com raios. A recomendação é que a população monitore a chuva e se proteja em locais seguros.
O aviso do Inmet começa a valer a partir das 21h desta quarta e tem vigência até as 12h de quinta-feira (7). Trata-se de um alerta laranja para tempestade, cujo grau de severidade é considerado pelo instituto como “perigo”.
Há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Também é possível que haja corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O aviso abrange grande parte do Paraná, Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e o extremo sul de São Paulo.
As instruções do Inmet para situações de perigo são:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O instituto de meteorologia Simepar informa que pode haver chuva em Umuarama a partir das 19h. A expectativa é de que a precipitação pode chegar a 10mm até às 23h, mas o início da madrugada de quinta também pode ser chuvoso, além de pancadas de chuva ao longo de todo o dia.
A temperatura hoje varia entre 22ºC e 30ºC. Por volta das 17h os termômetros marcavam 29,6ºC, com sensação térmica de 34ºC. Na quinta-feira a mínima deve ser de 21ºC e a máxima de 28ºC.
O Simepar prevê que na quinta-feira um sistema frontal avança em direção ao Sul do Brasil, reforçando a instabilidade sobre o Paraná. Desse modo, as chuvas devem ser melhor distribuídas no estado e o risco de temporais aumenta.
As temperaturas máximas sobre o leste e os Campos Gerais se mantém como na quarta-feira e no restante do estado elas podem ficar amenas, comparado ao dia anterior.
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais