Participantes do Núcleo de Entre Rios. Foto: Adilson Borges/Itaipu Parquetec
A Itaipu e o Itaipu Parquetec formalizaram a criação do Núcleo de Cooperação Socioambiental de Entre Rios na última terça-feira (5). O evento aconteceu no auditório da Sociedade Rural de Umuarama e a cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da Itaipu, do Itaipu Parquetec e lideranças locais.
Compareceram 57 representantes de 35 instituições do poder público e da sociedade civil organizada, incluindo prefeituras municipais, universidades, associações comunitárias, assentamentos rurais, comunidades, cooperativas de produção consórcios ambientais, organizações não governamentais (ONGs) e empresas da região de Entre Rios, que reúne 20 municípios da Região Noroeste do Paraná.
A gestora do projeto de Governança da Itaipu Binacional, Rosani Borba, afirma que criação dos núcleos abre um espaço democrático e de transparência. “O objetivo é que as pessoas que representam as instituições sejam atores que conheçam o território e que atuem para construir processos educadores e de governança e de tomada de decisão”, disse.
A gerente de Educação do Itaipu Parquetec, Karina Custódio, enfatiza que os núcleos vão debater problemáticas ambientais, sociais e econômicas. “A partir da união dessas pessoas, começaremos a formar um poder conjunto, para que projetos e ações possam surgir. Nos próximos anos esses núcleos poderão se fortalecer e trazer melhorias para cada uma dessas regiões”, informou.
Um dos participantes da criação do Núcleo Entre Rios foi o presidente da Cooperativa Coopeler, Manuel Constantino Gouveia. Com sede em São Jorge do Patrocínio, a cooperativa tem 18 anos e atualmente conta com 300 cooperados, todos da agricultura familiar.
“Estamos muitos esperançosos, porque a cooperativa está captando o leite e repassando para outras empresas. E o nosso sonho é industrializar, agregando valor de forma correta, com a área ambiental correta, atendendo à legislação, produzir de forma sustentável nas pequenas propriedades”, falou.
As equipes da Itaipu e Itaipu Parquetec constituem nesta quarta-feira (06) o Núcleo Médio Noroeste Paranaense, em Cianorte. Na quinta-feira (7) será a vez da criação do Núcleo Noroeste Paranaense, em Paraíso do Norte. Já na sexta-feira será criado o Núcleo Setentrião Paranaense, em Maringá, encerrando a fase de constituição de núcleos de Cooperação Socioambiental.
(Assessoria Itaipu)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais